sala amarela * novidades de fevereiro

Olá a todos, mais uma vez benvindos ao nosso cantinho onde partilhamos o que vamos fazendo na escolinha.

Terminámos o mês de janeiro com a comemoração do dia ao contrário, e não é que fizemos mesmo algumas coisas ao contrário?  Cada criança trouxe pelo menos uma peça de roupa vestida ao contrário. Começamos por inverter a nossa rotina da manhã: primeiro fomos ao salão dar uma corrida, depois fomos para a sala beber água, depois brincar e fazer as atividades planeadas, e por fim, ouvir duas histórias que a Emília trouxe, relativas à temática. Também o nosso almoço teve uma ordem inversa do normal, mas correu muito bem, tamanha foi a animação de todos.

No inicio do mês demos continuidade a atividades relacionadas com o inverno.

Tivemos mais uma saída, fomos ao estaleiro da Ciência em Ilhavo. Foi muito interessante, primeiro fizemos pão de algas e depois enquanto o pão foi ao forno, estivemos a brincar com robots e programação.

Recebemos na nossa escolinha, treinadores de hoquei do Clube do Bonsucesso para que pudéssemos experimentar andar em patins. No inicio foi um pouquinho mais difícil, mas logo arriscamos sem ajuda.

Este mês foi uma mãe da sala laranja a dinamizar a história na Biblioteca Com’Vida. A história foi “Desculpa”, e foi muito bonita e interessante, logo depois houve uma dinâmica relacionada com a história.

Aproveitamos um bocadinho para ir ao ecoponto levar o lixo que já estava acumulado na sala. Cada criança teve a oportunidade de colocar o seu resíduo onde achava correto, e por fim, o lixo comum para o contentor do lixo “normal”.

Este mês ficou marcado também pela festa de carnaval, que desde logo que foi sugerida a ideia de disfarce os animos nunca mais se acalmaram, e até foram trazendo histórias relativas ao tema: mergulhadores que iam apanhar o lixo do fundo do mar. Para a construção dos acessórios, utilizamos em maioria, material reciclável e de desperdício.

Ainda relativo ao carnaval, cada criança escolheu uma máscara que mais gostou, e pode pintá-la e decorá-la a seu gosto.

Fizemos ainda alguma ginástica nuns dias, e noutros circuitos de motricidade.

Com as crianças de cinco anos, começamos a explorar um novo material matemático de calculo: Cuisenaire. Foi muito interessante e curioso os pequenos cálculos e associações efectuadas.

Esperamos que tenham gostado, até breve!