Creche

Esta resposta social pretende:

  1. Proporcionar condições para o desenvolvimento da criança para a autonomia e confiança, numa lógica integral (adequando às necessidades socioemocionais, cognitivas e motoras), num ambiente de segurança física e afetiva;
  2. Despertar a criança para o meio/mundo que a rodeia;
  3. Desenvolver e/ou aperfeiçoar a linguagem oral;
  4. Ajudar a criança a tomar consciência de si própria e dos outros: respeitar o brincar do outro;
  5. Valorizar aquilo que a criança já consegue fazer e partir daí para novas descobertas;
  6. Estimular os sentidos da criança, como: ouvir, observar, cheirar, provar, mexer…;
  7. Dar à criança espaço para autodescobertas;
  8. Proporcionar um clima estável, equilibrado, onde a criança se sinta confiante;
  9. Ajudar a criança a ultrapassar as suas dificuldades aos diversos níveis: socioemocional, grupal, motor, físico, cognitivo – tendo em conta o que a criança é enquanto ser individual e único;
  10. Ajudar a criança a “descentrar-se” do seu “eu” tipicamente egocêntrico, contribuindo assim para um funcionamento harmonioso dentro da sala, iniciando o espírito de grupo;
  11. Valorizar cada descoberta em cada dia, pois cada dia dentro da sala é diferente, com novos desafios, descobertas, frustrações, anseios, desejos e necessidades;
  12. Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
  13. Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade;
  14. Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado.