Esta resposta social pretende:
- Proporcionar condições para o desenvolvimento da criança para a autonomia e confiança, numa lógica integral (adequando às necessidades socioemocionais, cognitivas e motoras), num ambiente de segurança física e afetiva;
- Despertar a criança para o meio/mundo que a rodeia;
- Desenvolver e/ou aperfeiçoar a linguagem oral;
- Ajudar a criança a tomar consciência de si própria e dos outros: respeitar o brincar do outro;
- Valorizar aquilo que a criança já consegue fazer e partir daí para novas descobertas;
- Estimular os sentidos da criança, como: ouvir, observar, cheirar, provar, mexer…;
- Dar à criança espaço para autodescobertas;
- Proporcionar um clima estável, equilibrado, onde a criança se sinta confiante;
- Ajudar a criança a ultrapassar as suas dificuldades aos diversos níveis: socioemocional, grupal, motor, físico, cognitivo – tendo em conta o que a criança é enquanto ser individual e único;
- Ajudar a criança a “descentrar-se” do seu “eu” tipicamente egocêntrico, contribuindo assim para um funcionamento harmonioso dentro da sala, iniciando o espírito de grupo;
- Valorizar cada descoberta em cada dia, pois cada dia dentro da sala é diferente, com novos desafios, descobertas, frustrações, anseios, desejos e necessidades;
- Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
- Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade;
- Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado.