Centro Comunitário da Paróquia S. Pedro de Aradas

novidades do mês de outubro- Sala Laranja

novidades do mês de outubro- Sala Laranja

Olá, família e amigos!
O mês de outubro foi cheio de novidades e vivências e cá estamos para vos contar. Logo no início do mês celebramos o “Dia do Idoso” e o “Dia da Música”, construímos um Katubêle com caixas de queijo, cartão e contas de madeira, pintamo-los e com estes fomos ao Lar Amélia Madail animar os avós do Lar e dar-lhes um pouco do nosso carinho. Ensaiamos a canção “Oh! Lindo Outono” que acompanhamos com os Katubêles.
O “Dia do Animal” chegou e preparamos este dia conversando sobre a diversidade de espécies de animais existentes, uns grandes, outros pequenos, uns com pelo, outros com escamas, uns pesados, outros rápidos, etc. Nesse dia recebemos na sala vários animais, a Mãe do vasco trouxe um coelhinho anão, era macio e fofinho e nós ficamos muito excitados, querendo fazer-lhes festinhas. A A.A.E. Liliana trouxe-nos duas codornizes e dois canários, gostamos de os ver e de lhes tocar. A Guida trouxe dois peixinhos, um deles, o Laranjinha voltou e ao outro demos-lhe o nome de Pepe.


Aprendemos uma canção do caracol e fizemos um caracol, colamos bolinhas de papel ao longo da espiral, respeitando o risco existente, ficou um trabalho colorido e engraçado. Fizemos também um mochinho com rolos de papel higiénico e penduramo-los no teto da sala.


Entretanto chegou o dia da alimentação e preparamos este dia nos dias anteriores, conversamos sobre os alimentos que nos fazem bem e outros que nos podem prejudicar, descobrimos que existem grupos de alimentos e que dão contributos diferentes para o nosso organismo. Pintamos um individual e colocamos a mesa, dispondo os objetos. Combina-mos trazer frutas de casa e nesse dia fizemos umas deliciosas espetadas de fruta que comemos ao almoço, fomos assistir a uma apresentação feita pelas Doutoras da Farmácia de Verdemilho, que nos apresentaram uma Roda dos Alimentos a três dimensões e que fomos construindo, assim como as principais refeições do dia e sobre a escolha de alimentos.


Relembramos e aprendemos as Formas Geométricas, identificando-as e colando-as numa folha, descobrimos as formas em objetos do dia-a-dia e que existem na sala.

Para o “Mercadinho” fizemos bolachas de limão e sementes de papoila e gomas saudáveis, ficaram deliciosas. Os nossos pais também contribuíram com o que puderam e fomos ao mercado levar o que cada um tinha trazido, obrigado pela generosidade e colaboração.


O “Hallowen” está a chegar e coisas assustadoras vamos fazer, mas é tudo a brincar…
Beijinhos e abraços!
Dos Meninos da Sala Laranja, da Guida e da Liliana