Centro Comunitário da Paróquia S. Pedro de Aradas

Sala 1 Ano A- Novidades de outubro

Sala 1 Ano A- Novidades de outubro

Olá Amigos

Cá estamos nós novamente para partilhar com vocês as nossas novidades

No dia 1 de Outubro, celebrámos o dia da música e contámos com a preciosa ajuda dos nossos pais na construção de instrumentos feitos de materiais recicláveis. No nosso cantinho da conversa explorámos os nossos instrumentos e divertimo-nos a cantar com eles. Agora já podemos tocar quando nos apetecer, ou quando os nossos amigos da infantil nos vierem visitar.

Peçam aos vossos pais que brinquem com vocês e vos ajudem a fazer um instrumento como os nossos pais fizeram e depois divirtam-se como nós.

Também no dia 1 tivemos a nossa primeira aula de música e portámo-nos muito bem, muito atentos e entusiasmados durante todos os bonitos momentos que a professora nos proporcionou. Foi mesmo um “Dia da Música” divertido e cheio de novas explorações e aprendizagens.

Ainda somos muito pequeninos e tudo para nós é novidade, por isso temos que tocar, mexer, sentir e explorar para começar a conhecer.

Explorámos pela primeira vez digitinta de cor amarela. Alguns meninos gostaram de sentir a textura e de brincar com ela, outros ainda não acharam muita piada ao sentir a digitinta nas mãos, apesar de estar morninha. Mas vamos caminhando devagarinho para ganharmos prazer em realizar atividades sensoriais, que nos vão ajudar a crescer e a desenvolver capacidades e competências.

Para celebrarmos o dia do animal ajudámos a Ana Paula a terminar mais um amigo o Nico e divertimo-nos a brincar com ele. O Nico é um simpático urso fantoche, que ao fim do dia levámos para casa para brincarmos e nos divertirmos com a nossa família. Aprendemos também a canção do Ursinho, que gostamos muito de acompanhar com os gestos e queremos ensinar-vos, é muito pequenina:

“Tenho um ursinho

Que dorme ao pé de mim

Quando me deito

Ele faz sempre assim

(imitar o gesto de dormir)

Acordoooooooo”

 

Os nossos pais trouxeram para a sala fotografias dos nossos amigos animais lá de casa, que reconhecemos muito bem e que alguns de nós já começam a reproduzir o som que fazem.

Experimentámos pintar com berlindes e foi o entusiasmo geral, todos se divertiram ao verem que ao movimentarem o tabuleiro, os berlindes iam deixando risquinhos amarelos na folha branca.

O nosso placar ficou muito bonito com as nossas pinturas amarelas, nas quais a Ana Paula colou um patinho amarelo, que é o animal que escolhemos para colocar no placar das cores, que nos vai ajudar a aprender a identificar e a nomear esta cor.

No nosso cantinho das histórias conhecemos mais um amigo, que nos vai divertir e ensinar canções e fazer rir, é o palhaço Serafim, a nossa marioneta, que interage com todos e cria a diversão no grupo.

 

Para nos ajudar a reconhecer e diferenciar as cores no nosso cantinho das histórias brincamos com o jogo das cores. Este jogo permite iniciar e desenvolver a noção do igual e da correspondência entre a cor do lego e do cartão. Todos gostam muito desta brincadeira e já somos capazes de esperar pela nossa vez de jogar. É um jogo muito divertido para construírem em casa e se divertirem com os vossos pais.

Na nossa sala gostamos muito de ouvir histórias e muitas vezes de as explorar em grupo, e na nossa pequena biblioteca da sala ao longo do dia. As histórias são muito importantes, pois o contato com as histórias e todas as aprendizagens e sensações que elas nos proporcionam, tornam-nas um bom aliado para nos ajudarem a ser no futuro sujeitos ativos da nossa própria educação e crescimento.

 

Para guardarmos os nossos trabalhinhos decorámos as nossas capas com uma tartaruga muito colorida, na qual com a ajuda da Ana Paula, carimbámos bolas amarelas, vermelhas e azuis. Para ficarem ainda mais bonitas pintámos com as nossas mãos de verde. Agora já temos umas capas coloridas para guardar os nossos trabalhinhos durante todo o ano.

A manhã do dia da alimentação foi uma manhã cheia de novas sensações e de novas aprendizagens. No nosso cantinho das histórias e da conversa explorámos frutas e legumes. Tocámos, mexemos, sentimos, cheirámos e observámos as suas cores por fora e por dentro.

No final com as frutas fizemos espetadinhas divertidas e saudáveis para a nossa sobremesa do almoço. Uma forma divertida de introduzir frutas novas na nossa alimentação.

Ainda na temática do dia da alimentação confecionámos bolachinhas saudáveis de banana e aveia, que fizeram as delícias de todos. Foi uma manhã divertida em que todos participaram com muito entusiasmo e no final do dia levaram as bolachinhas para partilhar com a família.

 

Na nossa sala fazemos muitas brincadeiras em grupo, desta vez e depois de termos estado a rasgar revistas e termos aproveitado os pedaços, andámos à procura do amarelo. Um jogo divertido com papel de seda amarelo em que alguns já o conseguem selecionar e diferenciar entre os outros. Um jogo divertido que nos ajuda a desenvolver a noção de cor, do movimento da pinça e o início da capacidade de seriar.

No seguimento desta brincadeira fizemos a nossa primeira colagem.

E fizemos a nossa primeira pintura com pincel. Decorámos o nosso placar com os nossos ursinhos e ficou bem bonito e colorido.

Temos o privilégio de termos pais presentes que nos ajudam e colaboram, e com a ajuda de todos os pais da nossa escolinha realizou-se o Mercadinho do Outono.

Apesar de sermos muito pequeninos, também quisemos participar no Mercadinho e voltámos todos juntos a confecionar as nossas bolachinhas de aveia e banana, que ficaram deliciosas. Obrigada aos nossos pais.

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.

Um beijinho muito grande, dos “Guardiões do Planeta Colinho”.