OLÁ amigos
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.
Com a chegada do Outono e com a vinda do Outoninho para a nossa sala, resolvemos fazer atividades divertidas com as folhinhas de várias cores bonitas. Aproveitámos que o sol ainda não foi embora e fomo-nos divertir a apanhar folhas caídas das árvores.

Na nossa manta divertimo-nos a sentir e a explorar as folhinhas de oliveira e a conversarmos sobre o que podíamos fazer com elas.

O ouriço caixeiro é um dos grandes amigos das nossas histórias e resolvemos utilizar as bonitas folhas de tons castanhos, vermelhos e amarelos para realizarmos uma atividade de colagem e com eles decorarmos as janelas da nossa sala, juntamente com os Outoninhos que decoram a nossa árvore do Outono.

No dia da música e do idoso resolvemos visitar os nossos amigos idosos do Lar Amélia Madaíl e com os instrumentos que os nossos pais nos ajudaram a fazer. Ensaiámos na nossa sala e depois no lar cantámos-lhes três canções e os nossos amigos retribuíram-nos, com o seu carinho e também nos cantaram algumas das suas canções. Foi uma manhã muito divertida. Peçam aos vossos pais que brinquem com vocês e vos ajudem a fazer um instrumento como os nossos pais fizeram e depois divirtam-se como nós.

No nosso calendário criámos o dia das ideias e todas as quartas feiras de manhã a varinha mágica do mocho sabidão depois de fecharmos os nossos olhos, nos transforma em pequenos cientistas com ideias grandes. Para nos ajudar pedimos aos nossos pais uma das suas camisas. A nossa primeira atividade foi a de nos medirmos e vermos em conjunto a menina mais alta e o menino mais alto, a menina mais baixa e o menino mais baixo e os meninos da mesma altura. No final e como ainda não sabemos escrever a Ana Paula fez o registo escrito como os cientistas fazem. Fechámos os nossos olhos e a varinha transformou-nos novamente em meninos depois de estalarmos os dedos.

Para celebrarmos o dia do animal tivemos muitas atividades que nos ocuparam o dia todo. Iniciámos a manhã no refeitório a confecionar biscoitos em forma de animais e ficaram deliciosos. No final do dia partilhámos com a nossa família.

A educadora Isabel contou-nos na biblioteca a história de uma vaca de estimação que gostámos muito e mostrámos os nossos conhecimentos sobre os habitas dos diferentes animais.

Ao longo da semana construímos também um ouriço caixeiro com sacos de pão com o qual nos divertimos no salão e ao fim do dia levámos para a nossa casa para brincarmos.

Continuando a explorar a temática do Outono, no dia das ideias realizámos uma experiência ligada à flutuação de frutos desta estação e ao mesmo tempo colocámos uma pinha numa tina com água para ver o que acontecia com a pinha. As questões que se colocaram foram: “O tamanho é importante para os frutos flutuarem ou afundarem?”; “Será que a pinha se mantém aberta depois de algum tempo na água?”
Registámos as nossas conclusões com o desenho e a Ana Paula escreveu as nossas respostas e os nomes dos frutos que utilizámos na experiência. No final do dia cada criança levou a sua pinha para realizar a sua experiência com a sua família.

Depois de arrumarmos as nossas camisas realizámos uma atividade de recorte e colagem das imagens dos frutos que utilizámos, na qual mostrámos o que aprendemos com a nossa experiência.

No dia da alimentação contámos mais uma vez com a preciosa colaboração da nossa família e com os alimentos que cada criança trouxe de casa, construímos uma roda dos alimentos e aprendemos o que devemos comer todos os dias e o que devemos comer só de vez em quando. No final da atividade fomos ver um filme que se chama “Berto come certo”, que nos mostrou em que é que os alimentos nos ajudam para crescermos saudáveis.

Ainda na temática de uma alimentação saudável aceitámos com todo o entusiasmo o convite dos nossos amigos idosos do lar Amélia Madaíl e fomos confecionar biscoitos. Foi uma manhã muito divertida e ao fim do dia levámos os nossos biscoitos para partilharmos com a nossa família, com as etiquetas decoradas por nós na nossa sala.

No dia das ideias fizemos uma experiência com líquidos que não se misturam: a água, o azeite e o mel.
As questões que se colocaram foram: “O que acontece se mexermos muito a água e o azeite? ; “E se juntarmos mel?”
Registámos a nossa experiência e no final do dia cada criança levou a sua experiência para partilhar com a sua família.

Para guardarmos os nossos trabalhos e como o nosso mochinho sabidão é o nosso grande amigo resolvemos realizar uma atividade de recorte e colagem para decorar as nossas capas com o mochinho sabidão.

Após vestirmos as nossas camisas e a nossa varinha ter feito a sua magia os cientistas reuniram e chegaram à conclusão que os cientistas não só realizam experiências como desenvolvem o seu raciocínio, então resolveram neste dia das ideias realizar uma atividade matemática.

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, da:
“PATRULHA DOS AMIGOS”
