Olá!
Cá estamos nós para vos contar as nossas aprendizagens do mês de outubro…
Iniciámos o mês com a comemoração do dia da música, explorámos vários instrumentos e construímos um pau de chuva, com rolos de papelão, pregos e pedrinhas.
Comemorámos o dia do animal na biblioteca, onde a Isabel nos contou a história Uma Vaca de Estimação, da escritora Luísa Ducla Soares. Interrogamo-nos se seria possível ter uma vaca como animal de estimação e por fim ainda categorizámos diversos animais, tendo formado conjuntos de animais do mar, do ar, da selva e da quinta.
Tal como sugerimos, e ainda no âmbito da temática do outono, construímos diversos animais com folhas secas, que trouxemos depois de um fim de semana.
Prestes a chegar o dia da alimentação, explorámos os frutos de outono com a exploração da massa de farinha. Através dos modelos reais de frutas. Modelámos diversos frutos e ainda tivemos tempo e material para modelar a massa de farinha durante o resto do dia…
Lemos e interpretámos as histórias: Nunca na Vida Comerei Tomate e O Tomás já não cabe nos calções que nos serviu de mote à temática do dia da Alimentação.
Completámos um cartaz intitulado o Semáforo dos alimentos, onde categorizámos os alimentos saudáveis e os alimentos menos saudáveis e que por isso devemos consumir menos vezes.
Após analisarmos os grupos da roda dos alimentos, e depois de refletirmos o que devemos comer em mais quantidade e em menos quantidade, cada uma das crianças completou a sua roda dos alimentos com as respetivas imagens.
No dia da alimentação cada uma das crianças trouxe um fruto e em grupo fizemos as espetadas de fruta que comemos à sobremesa.
A Emília trouxe a história A Galinha Ruiva, e nós explorámos o ciclo do pão através desta história, sendo que na terça feira, dia 17 a mãe do Santiago, veio à nossa sala fazer o pão, que foi cozido no forno da nossa cozinha e provado por nós ainda quentinho e com manteiga… estava uma delícia!
Ainda no âmbito do dia da alimentação aceitámos o convite feito pelo Lar Amélia Madaíl e fomos até lá confecionar umas deliciosas bolachinhas húngaras, com os idosos.
Fomos ao Museu do Brincar, a Vagos e divertimo-nos imenso com brinquedos do tempo dos nossos avós e dos nossos pais.
Brincámos com um vaivém, com a onda mania, com uma pista de carros elétrica gigante, com as clackers, com os fantoches e uma marioneta muito vaidosa, a quem apelidámos de Valentina.
Brincámos na casinha, nas tendas dos índios, no castelo e até descobrimos um tesouro, passámos uma passagem secreta e a floresta mágica.
Quando chegámos à nossa escola foi difícil explicar o que mais gostámos, porque gostámos de tudo, menos de vir embora!
Ainda no museu do Brincar decidimos adotar um brinquedo… uma gata, a quem demos o nome de Estrelinha Josefina Tareca Comilona e que agora irá residir na nossa sala durante este ano letivo.
A mãe da Ema, trouxe-nos uma compilação de rimas e lengalengas infantis e nós estamos a aprender a lengalenga da Velha Furunfunfelha, pois achámos muito engraçada e ritmada.
Agora andamos numa azáfama a preparar o Dia do Pão por Deus.
Aguardem pelo próximo mês, pois traremos mais novidades!