Centro Comunitário da Paróquia S. Pedro de Aradas

Novidades fevereiro- Sala Azul

Novidades fevereiro- Sala Azul

OLÁ amigos

Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.

Continuamos na nossa sala a explorar a temática do Inverno e a fazer trabalhinhos para decorar os nossos placares e as nossas janelas e a nossa árvore temática, que nos ajudam a melhorar e desenvolver as nossas competências e a ter uma melhor noção das principais caraterísticas do Inverno e de alguns fenómenos naturais que nos surpreendem muitas vezes com a sua beleza. Numa atividade de desenho, recorte, colagem e carimbagem representámos o arco-íris.

A nossa árvore temática ficou muito colorida com uns flocos muito fofinhos e quentinhos que pintámos, picotámos e recortámos, para decorar a árvore do Inverno.

Numa atividade de pintura com pincel cada criança deu aso à sua criatividade e representou o Inverno e com as suas pinturas decorámos a nossa sala que ficou mais bonita.

No dia 14 celebrámos o “Dia do Amigo” e com a ajuda dos nossos pais refletimos o que é “Ser Amigo” de verdade. Fizemos meninos e meninas com os quais decorámos as nossas janelas da sala e transmitimos a todos o que é para nós esse valor tão importante nas nossas vidas que é a amizade verdadeira. Cada criança decorou um coração e a nossa árvore da Amizade encheu-se de valores, algumas vezes esquecidos pelos adultos, mas muitas vezes lembrados pelas crianças.

Temos o privilégio de poder usar a internet na nossa sala e neste dia vimos um filme sobre verdadeiros amigos – Os cães guia para pessoas invisuais – e em grupo refletimos sobre a importância, que estes amigos têm na vida das pessoas.

No final algumas das crianças disseram que iam ser treinadores de cães guia quando forem grandes.

A mãe da Sofia Matias trouxe de São Tomé um fruto de cacau para que todos pudessem ficar a conhecer de que é feito o chocolate, que tanto nos delicia. Pesquisámos e encontrámos uma banda desenhada, que nos ensinou, que depois do fruto ser aberto os seus grãos são colocados a secar para passado algum tempo serem torrados e finalmente serem ensacados para nas fábricas serem transformados em chocolate. Aprendemos também, que o fruto do cacau não é doce como o chocolate que tanto gostamos.

Colocámos o nosso cacau na nossa janela da sala a secar, para depois torrarmos. A mãe da Sofia prometeu, que levará os nossos grãos de cacau para a fábrica do chocolate (imaginária) e assim dar continuidade à atividade.

São assim os nossos pais, sempre presentes e a permitirem-nos novas e divertidas aprendizagens. O nosso muito obrigado por serem quem são e por estarem sempre presentes e disponíveis para nos ajudar na nossa caminhada e na nossa formação.

Com a aproximação do Carnaval começámos a explorar a temática dos palhaços, pois este ano resolvemos ser palhaços cientistas e trapalhões na nossa festa de Carnaval.

Começámos por fazer uma marioneta palhaço e com as nossas mãos tornamo-la mais divertida.

Decorámos as nossas janelas com palhacinhos divertidos, que nos fazem sorrir ao vê-los pendurados em pequenos balões coloridos, como os da nossa árvore do Carnaval.

Nos nossos trabalhinhos explorámos simetrias e grafismos de palhaços, que realizámos com muito entusiasmo e que nos ajudam a desenvolver competências.

O dia da nossa festa de Carnaval chegou e junto com os nossos amigos da infantil fomos antes da festa, mostrar os nossos fatos de palhaço aos nossos amigos do Lar Amélia Madaíl, que nos esperavam também alguns deles vestidos de carnaval e com os quais cantámos a canção dos “Três Palhacinhos”. Foi bom ver a alegria nos seus olhos ao cantarem connosco.

Na festa fomos os “Palhaços Cientistas e Trapalhões” mais divertidos do mundo e divertimo-nos e divertimos todos os nossos familiares, que mais uma vez estiveram presentes nestes momentos tão importantes da nossa vida. Obrigada.

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.

Um beijinho muito grande, da:      

“PATRULHA DOS AMIGOS”