Centro Comunitário da Paróquia S. Pedro de Aradas

Sala Azul- novidades de dezembro 2018

Sala Azul- novidades de dezembro 2018

OLÁ amigos

Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.

Com a aproximação do Natal decorámos a nossa árvore temática com duendes os tradicionais ajudantes do Pai Natal.

 

Para as nossas janelas da sala decorámos bolas com desenhos natalícios e as nossas janelas ficaram muito bonitas e coloridas.

Nas janelas dos corredores pintámos duendes, que com as estrelas, as bolas e os sinos que os nossos amigos das outras salas pintaram as tornaram alegremente natalícias.

O espírito de Natal começou a invadir a sala e o entusiasmo das crianças contagiou os pais a quem lançámos dois desafios: um para a decoração da árvore de natal com anjos por eles decorado, construídos a partir de um CD e uma bola de esferovite e o outro um duende com materiais de desperdício para a decoração dos corredores. Foi muito emocionante e encantador observar como todos os pais se empenharam em fazer o seu melhor para o seu anjo brilhar na nossa árvore e o seu duende encantar no corredor. Partimos então para a construção do nosso canto do Natal.

Esta quadra tem sempre um grande impacto nas crianças e nos pais, que valorizam e participam de uma forma muito ativa, tornando todos os momentos desta quadra especiais e inesquecíveis.

A magia de Natal nunca tem fim, e é nesta quadra tão bonita, que a nossa imaginação nos leva para mundos encantados. Foi essa magia que vivemos na nossa sala ao longo desta quadra tão especial para todos nós. Com o quadro do Advento fomos vivendo cada dia como algo mágico. Todos os dias o Pai Natal mandava uma adivinha dentro de um frasquinho e a surpresa acontecia.

Mas as novidades não ficam por aqui, o Pai Natal respondeu à nossa carta, e mandou as nossas cartas no seu saco, foi mágico.

A mãe Natal cozinhou bolinhos para todos levarem para casa para o Pai Natal poder comer e nas suas casas arranjaram cenouras para as renas.

São estes pequenos momentos que nos tornam melhores pessoas no futuro, com memórias bonitas, mágicas desta quadra tão especial na vida de todas as crianças.

 

Na aldeia do Natal fomos muito bem recebidos pelos animadores, que com a sua simpatia tornaram a nossa visita mágica e nos proporcionaram momentos inesquecíveis: conhecemos a casa do Pai Natal aonde confecionámos bolachinhas que depois a mãe Natal colocou no forno e ficaram deliciosas; pintámos as nossas caras com desenhos muito bonitos que nos fizeram brilhar; conhecemos dois póneis muito lindos que nos levaram a passear pelo jardim da casa do Pai Natal e por fim fomos ver a peça de teatro “Corre-corre Cabacinha”. Foi uma manhã que iremos guardar para sempre nas nossas memórias.

Fizemos uma campanha solidária em que mais uma vez os nossos pais colaboraram. Todos juntos entregámos à dona Dorinda do Grupo Socio-caritativo todos os produtos, que com a ajuda da nossa família nos permitiu ajudar um bocadinho estas pessoas que se dedicam a ajudar os outros sem pedir nada em troca.

O nosso muito obrigado aos nossos familiares, por serem quem são e por estarem sempre presentes e disponíveis para nos ajudar na nossa caminhada e na nossa formação como pessoas íntegras e amigas, e por ajudarem a construir um mundo com mais valores, mais solidário e mais amigo.

O dia da festa de Natal e chegou e nós fomos “As cores do Arco-íris”. Representámos muito bem muito bem, com muita segurança e entusiasmo e demos muita cor à festa.

No fim da festa o Pai Natal veio à nossa sala dar-nos presentes e falar um bocadinho connosco e tivemos também a visita da rena Rodolfo.

Decorámos também um saquinho de papel para levarmos o nosso lanchinho no final da festa. Foi um dia em que os nossos pais ficaram orgulhosos de nós.

Como tinha sido combinado com os nossos pais fomos à pastelaria CHARA aprender como se confeciona Bolo-Rei e também vimos o senhor padeiro a fazer o pão.

Todos contribuíram com frutos e frutas cristalizadas. No final todos levaram o seu bolo-rei para partilhar com a sua família, e estava delicioso. É muito bom termos grandes amigos à nossa volta que nos permitem estas vivências tão importantes, cheias de novas aprendizagens. Obrigada.

Temos o privilégio de ter pais e avós, que gostam muito de nós e de participar ativamente na nossa vida da sala e no nosso projeto e foi por isso que a avó do João nos convidou a conhecer de perto a dinâmica da sua farmácia.

Após uma pequena conversa com a avó Isilda fomos conhecer a farmácia e fomos farmacêuticos por um dia: aprendemos a catalogar e como arrumar os medicamentos; como se separam os medicamentos que os nossos amigos do Lar tanto precisam; aprendemos a atender os doentes e a manejar as receitas, os medicamentos e os pagamentos; conhecemos um aparelho que mede a tenção arterial; e ofereceram-nos um saco próprio para os nossos pais levarem os medicamentos que já não sejam necessários para a farmácia. No final recebemos um certificado em como fomos farmacêuticos por um dia.

Mais uma vez pudemos contar com pessoas carinhosamente disponíveis, que a brincar trataram de coisas sérias que nos ajudam a crescer felizes e ativos.

Com a chegada do Inverno começámos na nossa sala a explorar essa temática e a fazer trabalhinhos que nos ajudam a melhorar e desenvolver as nossas competências e a ter uma melhor noção da mudança de estação e das principais caraterísticas do Inverno. Resolvemos fazer uma surpresa aos nossos pais com muita neve, como na terra do Pai Natal.

Na Fábrica da Ciência a nossa amiga Marta contou-nos a história de um avô músico que só conseguia tocar se os seus amigos passarinhos cantassem com ele. Falou-nos do Pisco de peito Vermelho, da Carriça, do Pardal Mourisco, do Chapim…os passarinhos de Portugal. Em grupos os meninos aprenderam a fazer restaurantes com pinhas e barras de alpista, para os passarinhos da cidade. Foi muito divertido vê-los a todos a trabalharem em equipa como uma verdadeira Patrulha dos Amigos.

Vamos partilhar com vocês a receita da barra de alpista para poderem colocar no vosso jardim ou na vossa varanda: alpista até meio do copo pequeno de papel, uma colher cheia de clara de ovo, 1 minuto no micro-ondas na potência máxima, deixar arrefecer.

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.

Feliz Ano Novo

Um beijinho muito grande, da:      

“PATRULHA DOS AMIGOS”