Centro Comunitário da Paróquia S. Pedro de Aradas

sala 2 anos A * novidades de outubro

sala 2 anos A * novidades de outubro

Olá a todos, mais uma vez curiosos para descobrir o que andámos a fazer em Outubro?

Pois bem, não podíamos ter começado melhor. A educadora Daniela propos aos pais um desafio: de algum modo apresentarem o animal preferido do seu filho, num trabalhinho, para depois expormos na sala. Foram todos muito originais. A nossa M. trouxe um trabalhinho com um pequeno gravador, que depois utilizamos para a exploração dos diferentes sons dos animais, emitidos pelas crianças que quisessem, e foi mesmo divertido.

   

Ainda no dia do animal, o nosso L. trouxe a sua tartaruga Kika para a sala, o que fez a delicia das crianças do grupo, assim como das outras salas da creche, que o L. quis mostrar.

 

A educadora Denise trouxe ainda outras visitas, uns preguiçosos caracois, segundo as crianças estavam a dormir…

Como o nosso projeto está mais direcionado para os animais, e como tivemos a visita de caracóis, que são animais mais visiveis nesta altura do ano, decidimos fazer caracois para a decoração da nossa sala. Primeiro trabalhamos a motricidade fina ao fazer bolinhas de varias cores, para depois colar na espiral da concha do caracol. Depois cada criança pintou com pincel.

Por fim pintámos em cavalete, algo que todos os elementos do grupo gostaram bastante. Dessa pintura recortamos uma folha para colar o caracol.

No dia 16 de outubro, dia da alimentação, realizou-se o nosso mercadinho de Outono, na instituição. Para além da valiosa participação dos pais, também a nossa sala quis contribuir, e portanto fizemos raivas. Pudemos brincar com a massa e tentar fazer as “minhocas” necessárias para estes biscoitos.

No dia da alimentação, e Daniela contou-nos uma história que gostamos bastante: A Lagartinha muito comilona. Como a história aborda muitas frutas, para a nossa sobremesa fizemos espetadas de frutas que cada criança trouxe de casa. Estavam uma delicia!

Tivemos umas manhãs diferentes este mês, fora da nossa sala. Fomos à sala de exploração musical no res do chão, e exploramos diferentes instrumentos musicais, assim como cantámos muito.

Fomos também à biblioteca ouvir uma história, dinamizada pela educadora Liliana, da qual gostamos bastante.

Com o dia das bruxas a chegar e com o interesse de algumas crianças por “coisas assustadoras”, fizemos umas abóboras. Pintámos uma cartolina com rolo e depois cada um colou os olhos, a boca e os dentes com pequenas orientações da Daniela. Ficaram não diria assustadoras, mas muito engraçadas.

 

Ainda com a temática dos animais, pintámos uma teia com a técnica do berlinde, e depois com as nossas mãos fizemos umas aranhas.

No dia 31, a Cristina trouxe uma abóbora de verdade e estivemos a decorá-la. A meio da manhã fomos ao salão, onde nos reunimos com as crianças do pré escolar para receber os idosos do Lar Amália Madaíl, que vieram pedir o pão por Deus. Cantámos uma canção e cada grupo também ofereceu algo especial. Foi um bocadinho de manhã bem passada em grande companhia.

E assim nos despedimos com um grande abraço, até breve!