Centro Comunitário da Paróquia S. Pedro de Aradas

sala 1 ano B * novidades de outubro

sala 1 ano B * novidades de outubro

Ola a todos os nossos amigos, vimos dar a conhecer as nossas novidades do mês de Outubro.

Dois meses já passaram desde que começou a nossa “aventura” na sala 1b, cada dia que passa dá a sensação que crescemos todos os dias…isto é algo maravilhoso para as nossas famílias mas também para quem passa muito tempo connosco.

As palavrinhas que já vamos pronunciando, as birras, os gestos, as nossas brincadeiras e acima de tudo os nossos sorrisos que transbordam de bem-estar.

As actividades que desenvolvemos durante o mês de Outubro foram realizadas com a ajuda da Márcia e da Rosa (para ela desejamos as boas vindas, já não esta de baixa e veio com muita alegria), porque somos ainda muito pequeninos.

Iniciamos o mês com a celebração do “Dia do animal”, ouvimos uma história alusiva a este dia e depois estivemos a observar algumas imagens de animais da quinta, onde exploramos os sons das suas “falas”. A partir destas imagens também cantamos as canções respectivas a cada animal.

A educadora Daniela fez-nos uma surpresa, veio a nossa sala com o seu Leonardo para que pudéssemos “conhecer” o seu animal de estimação – uma tartaruga. Alguns de nós achamos grande piada, contudo outros dos nossos amiguinhos sentiram algum medo.

Uma outra data celebrada foi “O dia da alimentação”, vimos por este meio agradecer toda a amabilidade das famílias que contribuíram para o “nosso mercadinho”, a nossa sala contribuiu com bolachinhas de canela e bolinhos de coco.

Entre as canções, historias, brincadeiras, encaixes de jogos, rotinas fomos fazendo actividades de expressão plástica como: “a minha primeira garatuja”, colagens- “espiga de milho” (levei algumas e as crianças exploraram cada uma á sua maneira); construímos uns espantalhos com as folhas de milho para decoração da sala; com as nossas mãozinhas construímos uma árvore do Outono (carimbagens); a Márcia decorou os vidros das janelas com a carimbagem das nossas mãozinhas, fazendo de folhinhas a cair.

Uma outra actividade que andamos a explorar é o sentido – o tacto. Para tal a Márcia elaborou umas mãos feitas de cartolina onde colou diversas texturas para que todos os dias possamos explorar, tocar e sentir as mais diversas sensações.

Tem sido divertido observar as suas reacções e tentarem exprimirem o que sentem.

As rotinas preenchem muito os nossos dias, mas sem elas não incutíamos o essencial: as regras, a higiene, a hora das refeições e o brincar. Neste momento já nenhuma criança chora na hora de se sentar no bacio, o que é muito satisfatório.

Não nos devemos esquecer a relação existente com as crianças da sala 1ª e com os seus intervenientes, somos um “todo” que se complementa com as alegrias, brincadeiras, actividades e sentimentos.

Por agora terminamos, um beijinho e até breve…