OLÁ amigos
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.
No passado dia 8 fomos cantar as Janeiras e desejar aos nossos amigos um bom ano. F
Fizemos as nossas coroas com materiais muito simples como a cartolina, o papel higiénico e purpurinas e ficaram muito bonitas.
b

Pegámos nos instrumentos que construímos com os nossos pais e lá fomos nós fazer as delícias de quem nos quis ouvir. Foi uma manhã muito bem passada com os nossos amigos. E ao fim do dia cada um levou a sua coroa e o seu instrumento para casa.

A nossa educadora Ana Paula, está a reunir com os nossos pais para em conjunto nos ajudarem a crescermos saudáveis e felizes. Nós estamos a fazer alguns trabalhinhos para os nossos pais poderem ver melhor do que nós já somos capazes e quais as nossas aprendizagens.

Todos os meses uma educadora dinamiza uma história na nossa biblioteca e este mês foi a Ana Paula a dinamizar, contou a todos os meninos a história do “Ganço De Ouro” dos irmãos Grimm. Criou uma encenação e todos participámos, foi muito divertido.

Na nossa sala continuamos com a temática do Inverno e temos realizado trabalhinhos muito bonitos para decorar a nossa sala, sempre colorida e cheia de vida.

No dia 18 fomos visitar o Museu Marítimo de Ílhavo. A Ana, mãe de uma criança da sala azul e de uma da sala amarela foi a nossa guia e contou-nos a história da difícil vida dos pescadores do bacalhau de antigamente.
Começámos por subir ao bacalhoeiro aonde a ANA nos mostrou as artes da pesca e nos explicou como os pescadores se afastavam do bacalhoeiro em barquinhos pequenos chamados “ Dori”, para irem pescar à linha o bacalhau. Mostrou também como era tratado o bacalhau até chegar à casa das pessoas.

Pusemos a nossa imaginação a trabalhar e descemos do convés do navio para entrarmos no seu interior aonde a Ana nos explicou que as mesas têm rebordos para a louça não cair; os pescadores dormiam em pequenos beliches na cozinha para aproveitarem o calor do fogão e das suas grandes panelas.

Explicou-nos também que no porão do bacalhoeiro, os pescadores cobriam o peixe de sal para o poderem conservar até ao fim da viagem, depois de o terem escalado e tirado a cabeça e a espinha.

Continuámos a nossa visita e fomos conhecer os barcos da ria de Aveiro, depois a coleção de conhas e búzios e as réplicas de diversas embarcações caraterísticas da região e do país.

A Ana mostrou-nos os familiares do bacalhau e conversámos um pouco sobre o seu tamanho e as suas caraterísticas, até que chegámos ao aquário que fez as nossas delícias e aonde pudemos ver os bacalhaus de verdade.

No final despedimo-nos da nossa amiga Ana que nos proporcionou uma manhã divertida e cheia de novas aprendizagens.

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, da:
“PATRULHA DOS AMIGOS”
