OLÁ amigos
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.
Com o dia da mãe a aproximar-se metemos mão à obra e muito antes começámos a preparar-lhe uma bonita surpresa. Começámos por cortar o papel higiénico pelo picotado e de seguida realizámos uma atividade de colagem para a realização de uma moldura.
Depois de tudo bem coladinho criámos flores em relevo com cortador de massa e de seguida decorámos com flores e pérolas amarelas.
Com a técnica da carimbagem decorámos os nossos sacos e a nossa prenda ficou muito bonita, pois foi feita com muito amor.
Decorámos a nossa árvore temática com trabalho conjunto no qual representámos as nossas mães.
Com os nossos amigos da infantil fomos assistir a um concerto da “Música Amiga” no nosso salão. São sempre muito divertidos estes momentos em conjunto com os nossos amigos.
No início da Primavera com a ajuda da nossa coordenadora fomos plantar ervas aromáticas na nossa horta, agora fomos ver, cheirar e sentir, as nossas plantinhas que cresceram muito e estão prontas para serem utilizadas na confeção da nossa comida para a tornar mais saborosa e saudável.
Para celebrarmos o dia da família, resolvemos na escolinha organizar uma exposição conjunta para a qual pedimos a colaboração dos nossos pais com um trabalho cujo tema foi: “O Tempo passado em Família”. Na nossa sala decorámos um recadinho (no qual pedíamos isso mesmo) com o desenho das nossas famílias. Cada criança retratou a sua família nuclear.
Como já nos habituaram todas as famílias se empenharam e a nossa exposição ficou muito bonita com muitos trabalhos com imaginação e significado. Na nossa sala cada criança mostrou o seu trabalho e partilhou alguns momentos do seu tempo com a sua família.
A nossa árvore temática foi decorada com os desenhos das nossas famílias e com uma mensagem de carinho para todos os nossos familiares com os quais somos felizes.
O professor Paulo Pinhal ofereceu aos meninos uma aula de ginástica e foi muito divertido. Apesar de ainda pequenitos seguiram as diretrizes do professor com muito entusiamo, tentando sempre fazer correto todos os exercícios.
Fizemos uma atividade de pintura com formas geométricas, que começamos a conhecer e a identificar. Também já começamos a mostrar um bom desenvolvimento do controle do pincel na pintura com delimitação de espaço a pintar.
Com os nossos amigos assistimos a um concerto com um instrumento muito especial e diferente que se chama – DIDGERIDOO.
Este instrumento é originário da Austrália e é um esgalho de eucalipto que é oco por dentro (foi comido pelos térmitas) e tem nas suas extremidades cera de abelha. O Ivo que é o músico que toca este instrumento proporcionou às crianças vários momentos não só auditivos como sensoriais com este instrumento tão particular nas suas caraterísticas e com uma cana de bambu (o mais pequeno).
Na nossa sala temos dois amigos novos, dois peixinhos aos quais demos o nome de TICO e de TECO. Para sabermos que dá o comer aos peixinhos resolvemos em grande grupo construir a nossa primeira tabela de dupla entrada, na qual temos os dias da semana e as fotografias dos meninos. Todos os dias mudamos os dias da semana e cada menino muda a sua fotografia e dá comer aos peixinhos.
Cada dia do nosso quadro corresponde a uma atividade realizada nesse dia da semana, então a quarta-feira passou a ser o dia no qual iremos para a nossa biblioteca, e foi o que já começámos a fazer com o visionamento de uma história sobre a importância das gotinhas da chuva no crescimento das plantas. Depois explorámos em grande grupo algumas das histórias da nossa biblioteca. É muito importante que as crianças não percam o gosto pelas histórias em livro.
Pelo caminho para a nossa biblioteca descobrimos que o ninho da andorinha tem passarinhos pequeninos, então resolvemos decorara nossa árvore temática com ninhos de passarinhos.
No nosso espaço do faz de conta temos um espaço novo – a nossa lojinha a qual demos o nome de “LOJA NINA”, por sugestão de uma menina da sala. Todos os dias tem clientes novos e os jogos de faz de conta ficaram mais ricos em representações do quotidiano do grupo de crianças.
No passado dia 26 fomos visitar a Quinta Inclusiva Pedagógica do Casci. Foi uma visita muito rica em novas aprendizagens. As crianças puderam interagir com os animais e aprender algumas coisas sobre a vida na quinta e as atividades nela desenvolvidas. No final todos agradeceram ao engenheiro Miguel que nos proporcionou uma manhã inesquecível.
Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, da:
“PATRULHA DOS AMIGOS”