OLÁ AMIGOS
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Lançámos um desafio a todos os pais da instituição e terminámos a nossa semana da Natureza com uma exposição de trabalhos feitos pelos pais com materiais da Natureza. Como já nos habituaram os nossos pais empenharam-se.
O resultado foi uma exposição digna de ser visitada e apreciada por todos e todas as crianças mostraram entusiasmo e admiração pelas realizações dos pais das outras salas e orgulho nos seus.
No dia da saúde a mãe da Joana dinamizou uma atividade com um livro intitulado “ABC do Hospital” através da qual as crianças puderam ficar a conhecer melhor o Hospital utilizando o abecedário, no qual o personagem principal é o Vouguinha..
Através dos nomes das crianças da sala a mãe da Joana foi dando a conhecer quais as funções e importância dos vários constituintes do hospital e ao chegar ao “E” de enfermeira uma das crianças do grupo sugeriu que a ursinha enfermeira do livro se chama-se “Urcinda”, uma vez que a mãe se chama Lucinda e é enfermeira do hospital.
Recebemos a visita do Dr. José Santos cardiologista do hospital de Aveio que faz parte do livro e veio não só para conversar um pouco com o grupo de crianças como também para dar o seu autógrafo a cada uma das crianças em particular.
No final a mãe da Joana desafiou cada criança a colorir a página do livro correspondente à letra do seu nome, ao que todos aceitaram com muito entusiasmo.
Terminámos a manhã com uma foto divertida na qual mostramos os nossos livros que os nossos pais nos ofereceram.
Á tarde cada criança coloriu a sua página e o nosso placar ficou muito bonito e com muitos ensinamentos.
Como fazemos todos os anos, fomos á Feira de Março e divertimo-nos muito e no final saboreámos farturas quentinhas.
Apesar do tempo não mostrar muito a mudança de estação, a Primavera chegou e resolvemos fazer uma experiência ligada à germinação, na qual se demonstra a necessidade da humidade para que as sementes germinem. Colocámos guardanapos de papel em cima de um prato de plástico, colocámos uma forma de cortar massa em cima e dentro colocámos sementes de relva. Regámos o guardanapo e esperámos uns dias.
Fizemos o registo da experiência e colocámos os dois pratos um com água e o outro mantivemos as sementes secas. Fomos regando os guardanapos e os resultados foram surgindo, as nossas sementes germinaram e as suas raízes ganharam a forma do cortador de massa, as sementes que não tiveram humidade não germinaram.
Com a chegada da Primavera chegou também um duende novo à sala o “Botãozinho”. As crianças resolveram chamá-lo assim porque na Primavera as flores estão todas em botão antes de abrirem. Resolvemos então decorar a nossa árvore com elementos caraterísticos da estação e colocámos o ninho da carriça que nos foi trazido pela Patrícia.
Numa visita promovida pela mãe do Pedro, fomos visitar o veleiro “Santa Maria Manuela”, que em tempos foi barco de pesca de bacalhau, mas atualmente faz viagens turísticas.
O imediato do veleiro mostrou-nos o seu exterior e explicou-nos qual a função dos aparelhos lá existentes.
Vimos um “dóri”, que é um pequeno bote, no qual os pescadores se afastavam do veleiro para ir pescar à linha.
No interior do veleiro o piloto mostrou-nos o seu trabalho e juntamente com o comandante e o imediato mostraram-nos como funcionam em alto mar.
O imediato mostrou-nos a sala dos oficiais e explicou-nos a história do veleiro e mostrou-nos todo o interior do mesmo.
No final da visita a mãe do Pedro ofereceu um lanche muito bom após o qual viemos para o autocarro e descemos as escadas do barco com a ajuda da tripulação porque a chuva teimou em aparecer. Foi uma experiência inesquecível tanto para as crianças como para os adultos
Este ano resolvemos oferecer um espelho às nossas mães de prenda do dia da mãe e com massa fimo e pérolas decorámos a tampa. Como já pintamos muito bem decorámos amores- perfeitos e construímos uma caixa muito própria com muito amor. Desenhámo-nos com a nossa mãe para a decoração dos sacos e fizemos um desenho.
Lançámos um desafio às mães para fazerem um trabalho cujo tema era “Ser mãe é” e o resultado foi espetacular e a nossa árvore do dia da mãe ficou muito linda como todas as nossas mães.
Na sala em grupo construímos um placar no qual as crianças disseram o que era para eles ser mãe. E todos acharam que devia ter muitos corações para ficar bonito e com muito amor.
No dia da dança participámos numa aula de Zumba com os nossos amigos do pré-escolar, dinamizada pela Tânia que é funcionária da nossa escolinha e também animadora aulas de zumba. Foi muito divertido.
Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.

































































