Centro Comunitário da Paróquia S. Pedro de Aradas

Sala 1 Ano A- Novidades de Junho 2020

Sala 1 Ano A- Novidades de Junho 2020

Olá Amigos

 

Cá estamos nós novamente para partilhar com vocês as nossas novidades.

Voltámos e aqui estamos nós numa nova realidade, que nos exige novas regras, novas exigências, mas cá estamos nós cheios de vontade brincar, de conhecer, de explorar.

Ainda somos pequeninos, mas já demonstramos muito prazer em realizar atividades, que nos divertem e nos desenvolvem capacidades importantes para a nossa autonomia e crescimento, que queremos partilhar com vocês.

No dia da criança brincámos com dois novos amigos – o João e a Maria, que cantaram para nós no fantocheiro. Ao fim do dia todos levaram o seu amigo para se divertir e dar asas à sua imaginação.

 

Na nossa sala estamos a descobrir as cores primárias e as atividades sensoriais e de motricidade gráfica são brincadeiras ideais para nos desenvolverem a nossa curiosidade e o prazer da descoberta, que nos estimula a aprendizagem.

Fizemos uma atividade sensorial em que pintámos a carapaça do caracol sem sujarmos as mãos e nos divertimos muito.

 

 

Brincámos com massa de farinha azul. Todos a exploraram com muito prazer e alguns já começam a chamar a atenção ao resultado da sua manipulação com muito entusiasmo.

 

Brincámos com arroz colorido. Explorámos a textura, a cor, enchemos, vazamos, deixámos cair pelos dedos, foi muito divertido.

Brincámos com esparguete colorido uma atividade sensorial, que nos ajuda no desenvolvimento das nossas habilidades motoras básicas e nos diverte muito.

Explorámos digitinta amarela, que além de ser uma atividade sensorial tão importante na nossa idade, também nos ajuda a estimular a habilidade e agilidade manual e a desenvolver a motricidade gráfica, tão importante no desenvolvimento da escrita no futuro.

Jogamos muitas vezes jogos de cores com alguns dos materiais da sala. Desta vez usámos arcos e os nossos legos, foi muito divertido e a maioria já faz corresponder a cor do arco, à cor do lego com muita segurança e capacidade de iniciativa.

Estivemos a rasgar bocadinhos de revista para podermos construir uma brincadeira que todos gostam “Vamos descobrir as cores”.

Desta vez foi a cor vermelha, que tivemos de descobrir entre os pedacinhos de revista.

Com os pedacinhos vermelhos decorámos balões e com esta colagem damos início a uma nova cor – a cor vermelha.

Decorámos o nosso placar com os nossos balões na digitinta amarela e ficou bem giro.

Divertimo-nos a explorar plástico-bolha, a rebentar as bolhinhas do plástico e a ouvir os estalinhos. Depois construímos carimbos e divertimo-nos a carimbar na folha branca. Cada um escolheu a cor do seu trabalhinho e alguns já demonstram muito desenvolvimento a nível da sua capacidade de iniciativa identificam e nomeiam a sua cor de eleição.

Com a chegada do Verão coube-nos a nós com os nossos amigos da sala 1 ano B a decoração do corredor da creche. Resolvemos fazer divertidos e coloridos papagaios para decorar as paredes e o teto, pois as janelas foram os nossos amigos da sala 1 ano B que decoraram.

Divertimo-nos a pintar com berlindes para fazer o papagaio e mais uma vez cada um escolheu a cor do seu trabalhinho.

Para os nossos papagaios ficarem mais bonitos, fizemos umas borboletas coloridas com colagem de pedacinhos de tecido e pintura com lápis de cor.

 

E assim ficaram o teto e as paredes do corredor da nossa creche, decorados com os nossos simpáticos e coloridos papagaios.

Mas também colocámos alguns na nossa sala para a alegria de todos.

Temos o privilégio de usufruir de espaços amplos como a nossa sal parque, que nos permitem divertirmo-nos em brincadeiras livres, e realizar atividades de coordenação motora, que ajudam no desenvolvimento e amadurecimento da nossas habilidades motoras básicas.

Os fantoches são os nossos grandes amigos da sala e no nosso fantocheiro assistimos à representação em fantoches de histórias tradicionais, que todos gostamos.

A primeira foi a história do “Capuchinho Vermelho”.

 

Também ouvimos a história dos “Três Porquinhos “.

Têm sido uns dias divertidos e cheios de muita brincadeira, diversão e novas aprendizagens.

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.

Um beijinho muito grande, dos “Guardiões do Planeta Colinho”.