Centro Comunitário da Paróquia S. Pedro de Aradas

NOTÍCIA JUNHO 1B

NOTÍCIA JUNHO 1B

Olá Papás!

Cá estamos de volta, finalmente, com muitas novidades para vos contar.

Começámos este regresso à normalidade no Dia da Criança, mas como devemos evitar ao máximo as trocas de objetos entre casa e escola, este ano não houve prenda. No entanto, para a data não passar em branco, a Cláudia construiu-nos um cubo gigante com um animal diferente em cada face. Ao lançarmos o cubo, tínhamos de nos movimentar do mesmo modo que o animal representado na face de cima. Foi uma atividade bem divertida e todos gostámos muito de participar.

Exif_JPEG_420

Exif_JPEG_420

Exif_JPEG_420

 

Apesar de alguns dos nossos brinquedos terem sido retirados por razões de segurança em relação à Covid-19, ainda temos muitos com que brincar e aproveitámos os primeiros dias para brincar bastante com eles, enquanto matávamos saudades dos nossos amigos.

 

 

Foi, também, altura de entregarmos a prenda do Dia do Pai, que tínhamos feito antes do confinamento, um pano do pó carimbado por nós com peças de lego (embrulhado com papel pintado com as rodas dos carrinhos) e um belo postal com um carro pintado por nós e com a nossa fotografia. Esperamos que todos tenham gostado tanto da surpresa, quanto nós nos divertimos a fazê-la.

 

Como a professora de MusicAmiga não pode entrar na escola, a Cláudia aproveitou para trabalhar mais um bocadinho connosco essa área e tem-nos dado a conhecer todas as semanas algumas obras de alguns compositores clássicos, pedindo para fazermos atividades divertidas com elas… Assim sendo, ao som de Mozart e da sonata para piano nº11, Alla Turca, imaginámos que os nossos pés eram mãos a tocar piano, tivemos de nos descalçar e tudo, pois as mãos não usam sapatos! Ainda ao som de Mozart, mas desta vez da sonata para piano nº16, Allegro, a Cláudia fez-nos cócegas ao ritmo da música, como se estivesse a tocar piano… Foi muito divertido!

Ao som de Chopin e do seu piano na Valsa nº6 em Ré bemol Maior, fizemos uma “Corrida de dedos”.

Quando chegou o Verão, foi-nos apresentado Vivaldi e as suas “Quatro estações”. Ao som da música desta estação, fizemos uma “Apanhada do sol”, onde tínhamos de fugir do menino que fazia de sol para não nos queimarmos. O que era apanhado trasnformava-se em sol.

Também fizemos uma caça ao urso, dramatizando uma história com o mesmo nome e foi tão divertido que sempre que fazíamos comboio nesse dia e nos seguintes, pedíamos à Cláudia para ir contando a história, de forma a irmos imitando os diferentes movimentos.

 

Para enfeitar as janelas do nosso corredor a rigor para o Verão, decorámos peixinhos, colando papelinhos coloridos de papel celofane em folhas de acetato. Ficou um trabalho giro com transparências coloridas, ora vejam lá:

 

Também houve tempo para alongamentos e para relaxamento, pois fizemos Yoga, enquanto ouvíamos a história “Os bebés também fazem Yoga”. Foi tão bom, gostámos tanto, que a Cláudia teve de repetir a atividade na semana seguinte.

Para finalizar, falta só dizer que estivemos a fazer pinturas com cubos de gelo coloridos com corante alimentar. Foi uma atividade sensorial arrepiante e ao mesmo tempo entusiasmante. No entanto, o efeito final não ficou como esperado, pois as cores ficaram muito ténues, no entanto valeu pelas sensações nas nossas mãos!