Olá papás!
Cá estamos nós outra vez com novidades para vos contar! Este mês fizemos imensas coisas… Começámos por ouvir a história “O meu balão vermelho” e, como gostámos tanto dela, a Cláudia teve de a contar vezes sem conta e lembrou-se que devia ficar giro se enfeitássemos o teto da nossa sala com balões pintados por nós. E assim foi, cada um de nós pintou o seu balão da cor que preferiu, mas não foi uma pintura normal, pois em vez de pincéis, usámos balões! Pois foi, leram bem, pintámos balões de cartolina com balões a sério (cheios com um bocadinho de ar) e foi uma animação, pois quanto mais força fazíamos para pintar, mais o balão saltava e dificultava-nos muito a tarefa. Tivemos de aprender a dominar melhor a nossa mão para que tudo corresse bem. Foi uma atividade muito gira e todos nós gostámos bastante de a realizar.
Depois, a Cláudia e a Leonor repararam que muitos de nós não sabiam o nome das frutas… uns chamavam banana a tudo, outros, chamavam maçã. Então, acharam pertinente fazer uma atividade de exploração de frutas, onde cada criança pudesse mexer em maçãs, pêras, bananas e laranjas à vontade, como e sem casca, para perceberem melhor as diferenças entre elas. Depois, fizemos um jogo de correspondências, onde tínhamos de colocar cada fruta em cima da sua respetiva imagem num cartaz e, no fim, pudemos comê-las. Soube tão bem!
Para completar esta aprendizagem, pintámos o desenho da fruta que mais gostámos.
Para o dia dos amigos, pintámos um coração, mas, mais uma vez, a Cláudia não nos deu um pincel, tivemos de pintar com um cotonete e explorar as potencialidades que este nos oferecia! Descobrimos que tanto dava para fazer linhas, como pintas e os nossos trabalhos ficaram todos bem originais, pois pudemos usar a criatividade à vontade.
Também pudemos ser cozinheiros de verdade e fazer waffles em forma de coração para levarmos para casa e oferecermos a quem mais gostamos, os nossos pais e os nossos manos. Esperamos que tenham gostado, pois nós divertimo-nos imenso a fazê-los.
Também fomos à biblioteca ouvir uma história contada pela mãe de uma menina da sala laranja e portámo-nos muito bem. Estivemos atentos do início ao fim e ainda participámos sempre que nos faziam perguntas sobre os sons dos animais, nós sabíamos responder. Estamos muito crescidos!
Por fim, foi altura de preparar o Carnaval. Decorámos uma máscara com colagens de pequenos papelinhos coloridos e confetis e, como é habitual, a Cláudia deixou que usássemos a nossa imaginação para enfeitar a máscara à nossa vontade. Ficaram trabalhos bem giros.
Também tivemos direito a um baile de disfarces, na sexta feira de manhã, dia em que cada um de nós veio fantasiado de casa com um fato escolhido pelos nossos papás. De tarde, fomos assistir à Festa de Carnaval, com atuações muito giras dos meninos das outras salas… Foi um dia bem divertido!
Na segunda feira de Carnaval, ainda pudemos explorar alguns acessórios carnavalesco que a Cláudia nos trouxe e também foi muito engraçado, ora vejam lá: