Centro Comunitário da Paróquia S. Pedro de Aradas

Novidades de abril Sala Azul

Novidades de abril Sala Azul

OLÁ amigos

Cá estamos novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.

A mãe da Sofia Matias partilhou connosco, que a nossa tela, que desenhámos para o dia da felicidade e que esteve exposta numa exposição do Hospital de Aveiro, se encontra atualmente exposta na entrada do serviço de pediatria. Esperemos, que a nossa tela traga um sorriso a todos os que por ali passem, e faça pensar, que uma criança não precisa de grandes e caros brinquedos para ser feliz, mas sim e citando uma das frases da “Patrulha dos Amigos” – “Poder ter sempre miminhos”.

Apesar do tempo não estar muito primaveril, temos explorado o tema e nos desenhos já conseguimos representar graficamente muitas das caraterísticas desta estação tão bonita e cheia de cor.

No dia da Saúde e da Atividade Física fomos com os nossos amigos do pré-escolar ao Lar Amélia Madaíl divertirmo-nos com os nossos amigos idosos. Fizemos jogos e os idosos fizeram queijadinhas de abóbora saudáveis para a nossa sobremesa do almoço.

São sempre muito importantes para nós estes momentos interjecionais, que nos ajudam a crescer no respeito e no carinho e nos transmitem os verdadeiros valores da vida.

Com a aproximação da Páscoa resolvemos decorar as nossas janelas com uns lindos coelhinhos que pintámos em vitral e ficaram muito bonitos. A nossa árvore da Páscoa ficou decorada com uns ovos muito coloridos.

Temos o privilégio de ter pais imaginativos como a mãe do Dinis, que a partir das histórias do Cuquedo, proporcionou aos meninos uma atividade divertida, repleta de aprendizagens, interações, entusiasmo e partilha de conhecimentos sobre os animais, o seu nascimento e as suas metamorfoses. Ensinou aos meninos como fazer um pompom para construir um cuquedo e cada criança terminou o seu, que com muito orgulho levou para casa ao fim do dia.

No final a mãe do Dinis propôs ao grupo fazerem uma pesquisa com os seus pais sobre um animal à sua escolha, para partilharem as suas aprendizagens com os seus amigos. Como já nos habituaram os nossos pais aderiram á atividade e todos puderam partilhar as suas aprendizagens com os seus amigos em grande grupo.

Este ano programámos ir a Vale de Ílhavo confecionar os tão deliciosos e tradicionais folares. Mas antes com recurso a cotonetes, carimbos de esponja e pincel, decorámos umas saquinhas de pano para os colocarmos dentro.

E lá fomos nós ter com a dona Filomena, que com muito carinho e conhecimento nos ensinou a confecionar esta delicia caraterística da quadra da Páscoa. Aprendemos a tender a massa, a montar o folar, o tipo de lenha que usa no forno e todos os passos e utensílios, que são necessários para a sua confeção.

O pai do João Madaíl apresentou-nos o Capitão de Artilharia Jonathan Marques, que nos proporcionou momentos repletos de partilhas de vivências, de trocas de conhecimentos e de valores. Falou-nos da sua farda, partilhou os seus objetos utilizados em missão, ensinou como cumprimentam os militares e mostrou-nos do que é composto o saco da “Ração Individual de Combate para 24 horas”, que permite aos militares alimentarem-se e sobreviverem em locais sem os recursos materiais que usamos no nosso dia-a-dia e até mesmo sem água própria para beber. No final todas as crianças e até o pai do João ficaram com a cara pintada e ao fim do dia partilharam com a família os momentos inesquecíveis, que irão ficar nas suas memórias de infância, vividos com o capitão Jonathan Marques.

Esta Páscoa com materiais reciclados fizemos uns coelhinhos muito simpáticos para podermos levar as amêndoas para partilharmos com as nossas famílias. Usámos a mesma técnica da prenda do dia do pai e com cartolinas de padrão decorámos um rolo de papel higiénico, que ficou bem bonito.

Temos o privilégio de ter pais que gostam muito de nós e de participar ativamente na vida da nossa sala e no nosso projeto, foi por isso que a mãe do Miguel veio realizar uma atividade com a Patrulha dos Amigos.

Depois, da nossa varinha nos transformar em cientistas, observámos como se faz sabonete e quais os materiais necessários, os cuidados a ter quando realizamos experiências como o uso de luvas, e no final com uma toalha turca construímos coelhos com cheirinho para levarmos para casa. São atividades como esta, que nos permitem, observar, questionar, experimentar, interagir e nos ajudam no nosso desenvolvimento.

 

Na nossa escolinha para celebrarmos a “Semana Ambiental” construímos um mural conjunto cujo título é “Para Proteger o Planeta eu Comprometo-me a…” para o qual pedimos a colaboração das famílias com uma frase, um desenho ou um recorte, que para além de tornar o mural bonito, fosse um alerta para quem passasse e olhasse.

Na nossa sala cada criança desenhou na sua mão o que considera importante para proteger o ambiente recortámos e colámos no mural junto com as mãos dos nossos amigos da escolinha.

Mas a chuva e o vento destruíram o nosso mural e tivemos que o reconstruir no interior da escolinha, e ficou muito bonito também.

A nossa árvore temática decorámo-la com um trabalho coletivo reforçado com um planeta sorridente. Pretendemos transmitir valores importantes às nossas crianças, para que no futuro sejam adultos mais responsáveis e idóneos na batalha por um planeta mais saudável aonde se possa morar.

Os pais da Sofia Matias proporcionaram-nos uma atividade divertida, na qual falámos de um dos órgãos mais importantes do nosso corpo: os nossos olhos. Foi uma atividade cheia de novas aprendizagens em que mais uma vez pudemos contar com pais carinhosamente disponíveis, que a brincar trataram de coisas sérias e importantes, que nos ajudam a crescer saudáveis, ativos e responsáveis.

Obrigada por estarem sempre presentes.

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.

Um beijinho muito grande, da:      

“PATRULHA DOS AMIGOS”