Centro Comunitário da Paróquia S. Pedro de Aradas

Sala Azul- novidades de março

Sala Azul- novidades de março

OLÁ amigos

Cá estamos novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.

A Primavera estava a aproximar-se e nada melhor do que construirmos na nossa sala uma pequena horta e um simpático espantalho a quem demos o nome de Kiko.

Cada criança pintou em simetria dois passarinhos, que colámos e construímos um passarinho para colocarmos no espantalho KiKo, porque este não assusta os passarinhos é amigo deles e cada criança escolheu e colou um retalhinho de tecido na roupa do KiKo.

 

 

E lá fomos nós com a nossa hortinha e com o nosso KiKo, ter com os nossos amigos do Lar Amélia Madaíl, para plantarmos rúcula, coentros, couve Kelle e agrião de jardim, que nos deu a nossa amiga dona Rosa.

Foi uma manhã divertida com novas aprendizagens e cheia de valores e partilhas com os nossos amigos.

Já lá voltámos novamente e as nossas plantinhas estão a crescer muito bonitas, não tarda nada prontas para serem provadas na nossa salada do almoço.

 

Para decorar a nossa árvore da Primavera e tornarmos os nossos vidros mais bonitos pintámos uns simpáticos espantalhos e desenhámos bonitas flores e borboletas, que nos mostram com as suas cores que chegou a Primavera.

 

O teatro veio à nossa escola e com os nossos amigos fomos assistir á peça de marionetas “Os três Porquinhos e só um Lobo”. Foi uma manhã divertida na qual um só ator deu vida a quatro divertidas personagens, que fizeram as delícias de todos os meninos, que interagiram e se divertiram.

 

O dia do pai aproximava-se e na nossa sala sempre tentando guardar segredo, construímos um jogo de damas para oferecer aos nossos pais. Pintámos o tabuleiro com muito cuidado e entrelaçámos tiras de papel coloridas para fazermos a capa. Para o embrulho pintámos umas lindas gravatas e ficou muito giro.

 

Rapidamente o jogo de damas tornou-se o jogo oficial da sala, tanto no espaço dos jogos como no espaço das construções, exploram-se as regras deste jogo tão rico em desenvolvimento de raciocínio matemático estratégia e iniciativa.

 

No dia 20 fomos visitar a Escola Municipal de Educação Rodoviária. Começámos por ouvir uma divertida história na sala de aula intitulada “ Porque é que os animais não conduzem”. A seguir colocámos uma touca e um capacete, subimos para os carros e para as bicicletas e lá fomos nós para o “trânsito”, mostrar o que já sabemos sobre as regras de trânsito e aprender muitas regras novas, nesta atividade, que a brincar nos ensinou “coisas de gente grande”.

No final cada criança recebeu com muito orgulho o seu certificado de participação.

No dia 22 celebrámos o “Dia Mundial da Água”. Vimos o filme do Gotinhas “A Água é um Mundo Fantástico”, que nos mostrou como é tratada a água que corre nas torneiras da nossa casa. O personagem Gotinhas, ensinou-nos algumas atitudes a tomar para poupar a água, como: fechar a torneira ao lavar os dentes, aproveitar a água do chuveiro enquanto não aquece, regar as plantas de manhã cedo ou á noite, aproveitar a água de lavar as frutas para regar as plantas, usar a máquina de lavar na capacidade máxima, usar um balde para lavar o carro…

Pesquisámos na internet o que é uma barragem e como é que produz a eletricidade que faz com que tudo funcione nas nossas casas. Procurámos também qual a maior barragem do mundo e ficámos a saber que se situa na China e se chama “Três Gargantas”.

 

Mas as novidades não ficam por aqui, pois quando chegámos á sala tínhamos à nossa espera uma caixa surpresa, com uma mensagem do Gotinhas a dizer que “A Patrulha dos Amigos “ foi nomeada “Mensageira do Gotinhas”, para ajudarem os adultos a serem responsáveis e não desperdiçarem este bem tão precioso que é a água. Todos ficaram muito orgulhosos com a nomeação e com as suas pulseiras que têm “O Poder do Brilho da Água” e brilham ao sol.

No dia do teatro as educadoras prepararam uma surpresa para todas as crianças e representaram a história do “Rato Artur na Floresta do Zacarias”, que nos mostra o quanto devemos respeitar a Natureza, se queremos ser respeitados e felizes.

No final aprendemos a canção “Planeta Limpinho” e todos juntos cantámos e divertimo-nos muito.

Fomos á Feira de Março e andámos nos carroceis, comemos farturas quentinhas, e passámos uma manhã muito divertida.

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.

Um beijinho muito grande, da:      

“PATRULHA DOS AMIGOS”