OLÁ amigos
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.
Com o dia da mãe a chegar pusemos mãos à obra e resolvemos fazer uma surpresa às nossas mães.
Pela primeira vez trabalhámos com escamas de peixe e gostámos muito de fazer o alfinete às nossas mães. A nossa prendinha foi feita com muito carinho para as nossas mães e ficou muito bonita.


A nossa surpresa não ficou por aqui e com a ajuda da educadora Isabel criámos um vídeo com a canção, que aprendemos e com os retratos das nossas mães, com os quais decorámos a nossa árvore temática do dia da mãe.

Pedimos aos nossos pais uma flor para darmos à nossa Senhora, que é a mãe de todos nós, e como sempre, todas as nossas mães se empenharam e trouxemos flores lindas. Junto com os nossos amigos da escolinha e os nossos amigos do Lar Amélia Madaíl fomos à igreja e o colaborador paroquial Fábio ajudou-nos a tornar este momento lindo e inesquecível na nossa vida e na vida dos nossos amigos.

No Dia das Ideias realizámos experiências com ovo, com vinagre, com sal e com bicarbonato de sódio, que são ingredientes que as nossas mães têm na cozinha.
Depois, da nossa varinha nos transformar em cientistas realizámos várias experiências, que nos ajudaram a observar, a questionar, a experimentar e até a concluir.

Aprendemos coisas como: se o ovo afundar está bom para confecionar, se flutuar está estragado; na água salgada o ovo flutua porque o sal é mais pesado e o empurra para cima; o vinagre com o bicarbonato de sódio provoca uma reação efervescente; o vinagre não é saudável. No final das experiências observámos que a película castanha do ovo se estava a desfazer e passado alguns dias voltámos a observar o ovo e as moedas e verificámos que o ovo ficou maior e mole e a casca do ovo desfez-se e só ficou uma pele fininha.

Fizemos uma atividade de recorte e colagem e o nosso placar ficou muito colorido com os nossos aquários.

No dia da família lançámos um desafio aos nossos pais para a decoração da nossa árvore da família e mais uma vez superaram com os trabalhos lindos que realizaram.

Convidámos a todos para se virem divertir connosco e jogarmos juntos jogos tradicionais, espalhados pela escolinha. Passámos uma tarde em família divertida.

Com a chegada da Primavera temos vindo a falar sobre as caraterísticas da estação e de alguns animais, que normalmente associamos a esta época do ano. Realizámos uma atividade de sequência temporal na qual colocámos por ordem de acontecimento, a metamorfose das borboletas.

No dia 22 fomos passear até Coimbra. Começámos por visitar o Museu de Ciência Viva da universidade de Coimbra, aonde pudemos por minutos ser estudantes de química e assistir a uma sessão de Ciência ao vivo, com experiências fantásticas.


Pudemos visitar a exposição “2 séculos de História Natural”, aonde vimos animais embalsamados á muitos, muitos anos e esqueletos de vários animais entre os quais o de uma baleia gigante.




Almoçámos na Quinta das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, na Cruz dos Murouços. Depois de comer fomos dar um passeio e a irmã Conceição mostrou-nos a quinta, que tem árvores centenárias entre as quais uma tília enorme de onde trouxemos folhas para secarmos em casa para fazermos chá com a nossa família.

Á tarde fomos visitar o “Exploratório de Ciência Viva de Coimbra”, para participarmos na atividade Hemisferium e vermos um filme a 3D – “A menina que caminhava ao contrário”, projetado no teto em forma de bola, confortavelmente deitados em pufes. No final visitámos o restante espaço do exploratório. Foi um dia divertido e inesquecível.






Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, da:
“PATRULHA DOS AMIGOS
