Novidades da Sala Azul- mês de março

O mês de março foi repleto de brincadeira e de muito trabalho!!!

A Beatriz (a nossa estagiária da EPA) trouxe-nos uma história que não conhecíamos: “O Monstro das Cores”, que nos fala de um monstro que muda de cor consoante o seu estado emocional. Conversámos sobre as emoções, sobre a emoção com que nos identificávamos mais no momento e pintámos o nosso monstro das cores.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Explorámos o teatro de fantoches, representando a história da carochinha para os nossos colegas.

A Expressão Dramática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança uma vez que o jogo simbólico consiste numa atividade natural e espontânea da criança, sendo o brincar aquilo que a esta faz de mais sério e uma atividade rica e necessária, tendo um forte contributo para a sua formação pessoal e social dado que envolve a interação com o outro.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

 

Conversámos sobre a nossa família, sobre as pessoas de quem gostamos e realizámos um a pintura no cavalete, onde representámos os elementos da nossa família nuclear.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Dando continuidade ao nosso projeto sobre o brinquedo e a sua evolução, construímos um jogo chamado “Quantos Queres”, onde colocámos diversas imagens com carimbos e associámos a cada imagem um nome de um familiar, que nos iria dizer palavras que rimassem com o nome da imagem. No final do dia, as crianças levaram o jogo para o realizar com os seus pais e obtivemos reações muito engraçadas, uma vez que verificámos que quer pais, quer avós, conheciam o jogo e que já o haviam jogado na sua infância.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O grupo de crianças cuja faixa etária é compreendida entre os 4 e os 6 anos, revela curiosidade pela escrita, pelas letras do seu nome, então foi proposto a todo o grupo que escrevesse na areia o seu nome, contudo as crianças da faixa etária dos três anos, uma vez que ainda não demonstram curiosidade em fazê-lo, realizaram um desenho na areia.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Com o dia do pai a chegar construímos a sua prendinha; o jogo do Galo. Pintámos um saco em tecido para guardar o jogo e construímos as peças em terracota branca que depois também pintámos.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O saco foi decorado com um ramo de corações recortados por nós.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Fizemos uma moldura com espátulas e uma foto do pai (enviada secretamente pela mãe), onde colocámos um íman para poder afixar no nosso frigorífico.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Esperamos que tenham gostado!

 

As crianças mais velhas do grupo, em conjunto com os idosos, deram continuidade ao projeto das novas tecnologias no lar Amélia Madaíl. Além de ser um projeto benéfico na medida em que se obtém conhecimentos ao nível da utilização dos tablets e jogos, vão-se criando laços afetivos entre os utentes de ambas as valências.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A educadora Liliana trouxe-nos uma fisga, construída pelo seu pai e que nós tivemos oportunidade de explorar. É um brinquedo da época dos nossos avós, feito apenas com corda, madeira e elástico.  Por ser um brinquedo que exige alguma destreza, nem todas as crianças foram capazes de lançar a bola de papel amachucado, sendo uma tarefa mais fácil para as crianças mais velhas.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Explorámos a temática da reciclagem, uma atividade que nos foi sugerida pela Beatriz.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

E com a chegada da Primavera, demos início à decoração da nossa sala com a carimbagem de umas galinhas gigantes.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Os pais ajudaram-nos a construir um livro gigante de provérbios e poesias para toda a valência de pré- escolar. A recolha da tradição oral foi também um objetivo programado para este ano letivo, e cremos que este foi concluído com sucesso, graças à participação de pais e filhos.

29550510_10211103047038905_1440455890_n 29665818_10211103045878876_1787318148_n

Fomos festejar a chegada da primavera, em conjunto com todos os grupos da valência de pré-escolar, ao Lar Amélia Madaíl. Aí realizámos uma gincana com diversos jogos e foi uma manhã divertida e docinha, porque no final ofereceram-nos duas cenouras muito especiais!

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES
SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Com a Páscoa quase a chegar e porque gostamos de respeitar as tradições, fomos confecionar o folar, o tradicional bolo da Páscoa, a Vale d´Ílhavo, com a ajuda do senhor José Cândido e da sua esposa Filomena. Tivemos ainda a oportunidade de moldar umas mini padinhas e observar todo o processo da confeção destes deliciosos folares.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Por agora, andamos a preparar a nossa prendinha da Páscoa, para levarmos as amêndoas.

Desejamos uma Santa Páscoa a todos.