Olá caros seguidores,
No final do mês de outubro comemorámos a tradição do Pão por Deus. Com tiras de sobras de tecidos fizemos os nossos saquinhos entrelaçados e que nos deram muito trabalho porque não foi uma atividade nada fácil de fazer, mas, como sempre, pudemos contar com a ajuda da Liliana e da Isabel.
Confecionámos umas bolachinhas com pepitas de chocolate, que ficaram deliciosas, para que tivéssemos algo para oferecer aos nossos amiguinhos que viessem cantar o Pão por Deus à nossa sala.
Aprendemos a cantiga do Pão por Deus e fomos cantá-la à creche, aos nossos amigos do pré-escolar, aos idosos do lar Amélia Madaíl, à pastelaria Chara e aos vendedores ambulantes, que nos ofereceram castanhas que assámos e comemos ao lanche.
Temos dedicado um pouco do nosso tempo à exploração de noções matemáticas, contagens, formas geométricas e para isso temos tido o apoio da nossa área do computador, onde temos explorado o jogo “Contar até 20”.
Fizemos construções tridimensionais das formas geométricas com a plasticina e palitos e recordámos os nomes do quadrado, do triângulo, do círculo, do retângulo e do losango.
Fomos ao Lar Amélia Madaíl no dia de S. Martinho e assistimos à encenação da lenda que os idosos tão bem nos prepararam.
Na escolinha fizemos os nossos cartuxos de castanhas com recurso ao recorte (mais velhos) e à picotagem (os mais novos).
Fizemos o nosso magusto à tarde, com direito a fogueira, bolo e sumo!
Como o Natal está quase a chegar, escrevemos a carta ao pai natal, onde colocámos recortes dos brinquedos que pretendemos receber e no envelope colocámos a nossa morada. Fomos aos correios levar as cartas e a Sara carimbou todas as nossas cartas e explicou-nos como seria realizado o envio para o Polo Norte.
Confecionámos raivas, um biscoito tradicional, para vendermos na nossa Feira Tradicional de Outono. A sua modelagem foi bastante divertida, mas nada fácil!
Fomos ao lar Amélia Madaíl decorar os guarda-chuva em papel. foi uma manhã diferente e bem divertida.
À quarta-feira continuamos as nossas manhãs no salão onde fazemos jogos variados, mas o jogo do peixinho é o favorito do grupo até ao momento.
No dia mundial da ciência visitámos a Fábrica da ciência em Aveiro, onde pudemos participar num workshop intitulado “Uma Experiência Indiana”. Aqui constatámos com brinquedos manufaturados na Índia, verificámos que estes são feitos com madeira, fios e ferro, todos estes produtos que são extraídos da natureza, contrariamente aos brinquedos que temos em casa que são na maioria feitos de plástico.
Verificámos que por detrás de cada brinquedo há ciência. Colocámos hipóteses de como se segurava o sempre em pé, e fomos realizando experiências com este, para que pudéssemos descobrir o porquê deste brinquedo se chamar Sempre em pé.
Na nossa sala temos também a área da ciência que está ainda pouco apetrechada. Começámos por explorar o nosso microscópio e as lupas. Realizámos a experiência do olfato e futuramente iremos realizar atividades quinzenais com o objetivo de descobrirmos mais um pouco sobre esta área tão vasta.
O pai do André veio ajudar-nos a construir um moinho para o nosso presépio e foi uma manhã muito divertida e tecnológica!
As crianças finalistas do nosso grupo, foram ao Lar Amélia Madaíl dar início ao projeto novas tecnologias, que será desenvolvido entre as valências de pré-escolar e Lar de idosos.
Andamos neste momento a preparar o Natal; decorações de sala; ensaios e muito mais…
Até à próxima!