Centro Comunitário da Paróquia S. Pedro de Aradas

Novidades de abril- Sala Amarela

Novidades de abril- Sala Amarela

OLÁ amigos!

Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.

No dia 31 de Março fomos pela primeira vez todos juntos à Feira de Março. Foi muito divertido andar nos carroceis.

 

1 2 3 4 5

No final fomos comer farturas na esplanada e como fomos muito fixes e portámos bem a senhora ofereceu-nos um boné para cada um. Não vamos esquecer esta nossa ida à Feira de Março com os nossos amigos.

6

 

No passado dia 3 de Abril celebrámos o Dia do Livro Infantil, e fizemo-lo com a preciosa ajuda da mãe do Tomás que com a ajuda do Tomás e do seu irmão Tiago nos contou uma divertida história de Piratas – “Hora de Jantar Piratas”.

 

7

8 9

Os nossos amigos da sala azul também participaram da atividade e no final da história todos tivemos uma grande surpresa, a mãe do Tomás transformou-nos em piratas para a ajudarmos a contar a história outra vez, mas desta vez todos juntos.

 

10 11

Mas as surpresas não ficaram por aqui, tivemos ainda um diploma de Piratas e umas moedas de “ouro” do tesouro que encontrámos.

Ao fim do dia os nossos pais levaram um pirata para casa com o seu tesouro.

Foi muito divertido este dia do “Livro Infantil”, tão importante no nosso crescimento, mas às vezes posto de lado em prol das novas tecnologias.

 

12 13

Somos um grupo que gosta de brincar e de estar sempre em movimento e gostamos de fazer jogos em grande grupo nos quais temos de cumprir regras de jogo e as quais já somos capazes de cumprir. O jogo dos arcos é o nosso preferido, as regras são as mesmas do jogo das cadeiras, mas como ainda somos baixitos jogamos com arcos que é mais seguro.

 

14 15

Com a chegada da Primavera também vieram dias muito bons para aproveitarmos a nossa relva interior e transportarmos alguns dos nossos brinquedos da sala para lá.

 

16 17 18 19

Aprendemos que na Primavera, assim como os passarinhos fazem os ninhos novos, também as abelhas trabalham transportando o pólen das flores para as suas colmeias para fazerem o mel. Resolvemos então fazer um brinquedo da Primavera – A abelhinha trabalhadora.

Com rolos de papel higiénico, bolas de esferovite e tubinhos de eletricidade, construímos um brinquedo divertido, para brincarmos com as nossas famílias e os nossos amigos.

 

20 21 22 23 24 25

Com a aproximação da Páscoa, resolvemos decorar a nossa árvore temática com ovos da Páscoa recorrendo à técnica da pintura com pincel. A nossa árvore ficou muito bonita cheia de cor e alegria.

 

26 27 28

Em Vale-de-Ílhavo fomos aprender a confecionar o tradicional folar. A Dona Filomena e o senhor José Cândido mostraram-nos como fazem o seu folar no forno a lenha, que é delicioso.

Como a massa tem de levedar durante muito tempo, quando chegámos a massa dos nossos folares já estava levedada, prontinha para coser.

Ficámos a saber como se prepara o forno, para coser os folares e ajudámos a dona Filomena a terminar os folares para colocar no forno.

 

29 30 31 32 33 34 35

 

Durante a cozedura provámos folar delicioso e aprendemos que enquanto estão no forno os folares têm que ser protegidos com papel para não queimarem.

 

3635

Enquanto os nossos folares coziam no forno, o senhor José Cândido ensinou-nos a fazer a massa do folar desde o princípio e aprendemos que o principal segredo destes folares está na qualidade dos seus ingredientes, no fato de ser amassado à mão, na temperatura certa do forno a lenha, na qualidade da lenha e no amor que se tem por esta arte de bem confecionar o tradicional folar de Vale-de-Ílhavo.

38

 

Foi muito divertido e rico em novas aprendizagens e no final cada criança levou o seu folar para casa para partilhar com a sua família, e estava delicioso.

 

39 40

É muito bom termos grandes amigos à nossa volta que nos permitem estas vivências tão importantes, cheias de novas aprendizagens. Obrigada.

Pedimos as casacas dos ovos da massa dos nossos folares à Dona Filomena e fizemos uma atividade de colagem e pintura para decorar as nossas janelas.

 

41 42 43

Para partilharmos com a nossa família, fizemos uns patinhos amorosos com uma surpresa de Páscoa bem docinha lá dentro.

 

44 45 46

No dia da dança participámos numa aula de Zumba com os nossos amigos do pré-escolar e a sala 2 anos A, dinamizada pela Tânia que é funcionária da nossa escolinha e também animadora aulas de zumba. Foi muito divertido.

47 48 49

 

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.

Um beijinho muito grande, da:       

“PATRULHA DOS AMIGOS”