OLÁ amigos
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.
No Carnaval fomos marinheiros aventureiros e no dia das ideias resolvemos fazer uma experiência com um barco á vela, de esferovite.

Observámos que para fazer mover o barco temos que soprar na vela e se colocarmos um pouco de detergente na água o barco desloca-se rapidamente.
Observámos que se movimentarmos a água com a nossa mão o barco desloca-se.


Observámos também que apesar do barco flutuar todos os objetos que se colocarem em cima dele devem estar no meio e não serem em quantidade exagerada senão o barco vira.
Observámos também que o nosso barco leva o dobro das peças de lego, relativamente às peças de madeira.

Foi uma manhã divertida, questionámos, experimentámos, observámos, pesámos e tirámos as nossas conclusões que registámos no nosso placar do dia das ideias.

Construímos os nossos barcos de madeira e os nossos marinheiros para com a nossa família podermos continuar as nossas experiências e brincando adquirirmos novas aprendizagens e noções tão importantes para o desenvolvimento do nosso raciocínio e despertando em nós o interesse e curiosidade pela matemática.

Com o dia do pai a chegar pusemos mãos à obra e resolvemos fazer-lhes uma surpresa. Construímos um jogo do galo para nos divertirmos com os nossos pais agora que já somos mais crescidos e sem batota conseguimos ganhar, mas seguindo as regras do jogo.
Pintámos as nossas peças com muito carinho e a caixinha para as guardarmos.

Passámos depois para a decoração do saco para guardar o jogo, que decorámos com um desenho com a palavra pai retratada em alguns dos objetos que identificam os nossos pais.

A nossa prendinha foi feita com muito carinho para os nossos pais e ficou muito bonita e divertida para passarmos bons momentos com o nosso melhor amigo, o nosso pai.

A nossa surpresa não ficou por aqui e com a ajuda da educadora Isabel criámos um vídeo com a canção que aprendemos e com os retratos dos nossos pais, com os quais decorámos a nossa árvore temática do dia do pai.

Fomos conhecer o consultório de dentista da doutora Diana. Foi uma visita muito rica em aprendizagens que começou com uma conversa sobre os nossos dentes e o que fazer para os mantermos saudáveis.

Todos se sentaram com muito entusiasmo na cadeira mágica do dentista, que sobe e desce sozinha e a doutora Diana transformou a “Patrulha dos Amigos” na “Patrulha dos Dentes Brilhantes”.
Foi uma manhã muito divertida e repleta de novas aprendizagens. Todos saíram muito orgulhosos e com um grande sorriso para mostrarem os seus dentes branquinhos e lavadinhos.
É muito bom termos grandes amigos à nossa volta que nos permitem estas vivências tão importantes, cheias de novas aprendizagens. Obrigada.

A Primavera chegou e nós fomos responsáveis pela decoração do corredor. Mais uma vez pudemos contar com a preciosa colaboração dos nossos pais, que fizeram umas borboletas lindas com cheirinho a Primavera que espalhámos pelo teto e pelas paredes que ficaram coloridas e alegres.

Nos vidros pintámos meninos e meninas e muitas flores, cor e alegria.

Na nossa escolinha desafiámos todos os pais a fazerem uma recolha conjunta de poesias e provérbios da nossa tradição oral. Os meninos da sala azul empenharam-se na realização do livro e cada sala ficou responsável por colar os seus trabalhos nas páginas do “Grande livro dos Provérbios e Poesia”. Na nossa sala cada criança colou com muito orgulho o seu trabalhinho trazido de casa.
Colocou-se o livro na entrada do pré-escolar para as crianças e os seus familiares poderem disfrutar deste pequeno tesouro que é a nossa tradição oral, que é intemporal.

No primeiro dia da Primavera fomos visitar os nossos amigos do Lar Amélia Madaíl e com eles jogámos jogos tradicionais. São sempre muito importantes para nós estes momentos interjecionais que nos ajudam a crescer no respeito e no carinho e nos transmitem os verdadeiros valores da vida.

Temos o privilégio de ter pais que gostam muito de nós e de participar ativamente na nossa vida da sala e no nosso projeto e foi por isso que a mãe da Sofia Matias veio realizar uma atividade ligada à saúde com a Patrulha dos Amigos.
Começou por nos contar uma história de um menino chamado Luís que ficou muito constipado e ao ir à sua médica, esta contou-lhe uma história do que se estava a passar no seu corpo:
“O CASTELO”
“Vou-te contar uma história Luís. A história do que se está a passar no teu corpo. Talvez assim percebas melhor o que acontece quando ficas doente.
É que sabes Luís, o teu corpo é como se fosse um castelo. Um castelo forte onde estão todos os teus órgãos e que os protege e guarda. Cá fora, no ar, no chão, em todo o lado, andam muitos micróbios que estão sempre tentar entrar no castelo.” (…)
– O que são micróbios Dra Inês?
São bichinhos muuuuito pequeninos, que não se vêm, a não ser ao microscópio. Podem ser vírus ou bactérias e se entrarem no corpo causam doenças, fazem-nos ficar mal dispostos, com tosse, com dor de garganta e de cabeça, etc
– E eles conseguem entrar???
A maior parte das vezes não, porque o castelo dos meninos saudáveis é muito forte. Mas de vez em quando lá conseguem entrar pelo nariz, pela boca, pelos olhos ou por alguma feridinha na pele.
– Oh não!!!!!
Pois é!! Mas não te preocupes porque dentro do teu castelo há um exército de pequenos soldadinhos cuja missão é defender o teu corpo.
Apresento-te o teu exército: O SISTEMA IMUNITÁRIO. Milhares de pequenos soldadinhos prontos para lutar contra os micróbios invasores!!
– Yeah!!! Boa!!!
Pois é Luís, eles vão travar muitas batalhas até os soldadinhos matarem todos os vírus e voltares a estar saudável e a sentires-te bem!
Mas vão precisar da tua ajuda. Tens de saber o que vai ajudar o teu exército e o que o pode prejudicar (…)
Em primeiro lugar: AS VACINAS. Deves fazer todas as vacinas que a tua mãe e a tua médica mandarem. (…)
Em segundo lugar: HIGIENE DAS MÃOS. Sabes que trazes nas tuas mãos milhares de micróbios? (…)
Em terceiro lugar, devemos manter o nosso corpo forte, fazendo EXERCÍCIO FÍSICO. Ao exercitarmos o nosso corpo também estamos a exercitar os nossos soldadinhos. Devemos saltar, correr, brincar, dançar, fazer ginástica e jogar à bola. Os soldadinhos dos meninos que fazem isto são muito mais fortes que os soldados dos meninos que passam o tempo sentados a ver televisão ou a brincar com o telemóvel. (…)
Em quarto lugar deves ter muito cuidado com a ALIMENTAÇÃO. Os teus soldadinhos devem ser alimentados com comida saudável. Eles adooooram legumes e fruta! (…)
Percebeste tudo Luís?
– Tudo Dra Inês! Estou pronto para combater estes invasores e proteger o meu castelo!
– Óptimo Luís! Agora eu vou-te examinar e depois sabes o que é que vais fazer para deixar os teus soldadinhos trabalharem?
– O quê?
– Vais descansar, beber muitos líquidos e tomar os remédios que eu te mandar! Sem cara feia! E claro, com tudo isto e com os miminhos da mamã vais ganhar a batalha e voltar a ser o Luís FORTE E SAUDÁVEL!

No final da história propôs à Patrulha dos Amigos jogarem em grupo o jogo do castelo por ela construído, ao que todos aderiram com muito entusiasmo. A Sofia distribuiu os cartões pelos amigos para todos poderem jogar.

A mãe da Sofia mostrou-nos alguns dos instrumentos que utiliza para examinar os meninos e perguntou se queriam ouvir os corações uns dos outros.

No final da atividade a mãe da Sofia ofereceu-nos uma mala de médico e nós construímos um cantinho do médico, que começou de imediato a atender doentes.
O jogo do castelo é jogado em grupo e todos continuam muito entusiasmados com esta atividade proporcionada por esta mãe. Obrigada por serem quem são e por nos ajudarem a crescer felizes e saudáveis.

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, da:
“PATRULHA DOS AMIGOS
