OLÁ amigos
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.
A Biblioteca Municipal tem vindo à nossa escola umas vezes com a carrinha itinerante e outras vezes vem a contadora de histórias contar uma história. Foi isso mesmo que aconteceu, fomos com os nossos amigos da sala azul á nossa biblioteca, ouvir uma história contada e construída em rima sobre um cão e os seus amigos.

Na nossa sala temos o privilégio de ter pais e familiares empenhados em ajudar-nos no nosso crescimento e na nossa aprendizagem. No dia das ideias, mãe da Sofia Topete veio à nossa falar à “Patrulha dos Amigos” de um tema que normalmente assusta muito as crianças, “AS VACINAS” tão importantes para o nosso organismo.
A mãe construiu uma história em desenho em que as personagens são:
“As Células”

“Os Vírus”

A mãe contou-nos a história que mostra como tudo acontece no nosso corpo e como ele se defende depois de termos apanhado as vacinas e como as vacinas são importantes para a nossa saúde.


No final da história conversámos um bocadinho e a mãe convidou todos a apanhar a “VACINA DA CORAGEM” para a poderem utilizar quando forem apanhar as vacinas, uma vez que a maioria das crianças da sala estão próximo de o fazer, pois estão a completar os seus 5 anos.

Quase todos quiseram “apanhar a Vacina da Coragem” e no final uma das crianças disse, que ia usar esta coragem quando fosse apanhar as suas vacinas dos 5 anos.
Foi uma manhã divertida e mais um dia das ideias cheio de novas aprendizagens.

No dia 9 de Fevereiro foi a nossa festa de Carnaval e como o nosso tema geral da instituição tem a ver com as nossas tradições resolvemos ser marinheiros e embarcámos nos nossos barcos numa grande diversão com os nossos amigos e os nossos familiares.
Na nossa sala construímos os nossos barcos com cartão que nos foi oferecido pela mãe do Francisco e nos permitiu dar asas á nossa imaginação para que ficassem giros para o dia da nossa festa.

Mais uma vez contámos com a preciosa ajuda dos nossos pais que nos arranjaram as roupas de marinheiro e ficámos muito giros dentro dos nossos barcos.

Ao som da música “Esta vida de Marinheiro”, fizemos uma pequena coreografia na qual queríamos mostrar, a vida dos marinheiros quando atracam e desembarcam e depois quando voltam aos seus barcos para embarcarem novamente para outros portos.

Na nossa sala fizemos uma atividade de pintura de lápis de cor e recorte e construímos uns palhaços articulados muito divertidos para decorarmos a nossa árvore temática do Carnaval que connosco vestidos de marinheiros ficou ainda mais bonita.

Juntos com os nossos amigos da infantil fomos mostrar os nossos fatos de marinheiros aos nossos amigos do Lar Amélia Madaíl que nos esperavam também alguns deles vestidos de carnaval e com os quais cantámos o refrão da nossa música. Foi bom ver a alegria nos seus olhos ao cantarem connosco.

Na Fábrica da Ciência Viva a contadora de histórias Marta contou-nos a história da Dona Rosa e dos seus meninos que nos remeteu para a tragédia dos incêndios no nosso país. Esta história contava a vida de alguns meninos que no Natal construíam os seus presentes em madeira para colocarem debaixo de um pinheiro bravo que existia no centro e a dona Rosa cobria-os com o seu croché.

Um pouco afastado vivia um rapaz que não falava com ninguém, mas de quem a Dona Rosa gostava muito e um dia o fogo chegou às suas casas e todos lutaram para o combater e o pinheiro também ele foi atingido pelo fogo e deixou de ser verdinho passou a ser castanho do queimado.

As crianças da história, resolveram decorar o seu pinheiro bravo com rodelas de esgalhos queimados e com pinheirinhos novos. Dentro da barriga do caracol cada uma das crianças do grupo teve por missão trazer para o pinheiro da sala, as rodelas, os pinheirinhos e a estrela de croché feita com os retalhinhos de todos. A contadora pediu às crianças que agarrassem com muito cuidado e respeito, e a ajudassem a decorar a árvore que estava na sala e simbolizava o pinheiro de Tondela.

A contadora continuou a sua história contando, que a Dona Rosa correu a acudir à casa do rapaz que tanto tinha ajudado as outras pessoas no incendio, mas quando lá chegou tudo tinha ardido, então todas as crianças pegaram nos presentes que tinham construído e compuseram a casa do rapaz.

No final da história com valores e com ciência, aonde cada um foi biólogo e cientista, cada criança foi convidada a ver ao microscópio “o nariz das folhas de pinheiro”, e todos conseguiram ver as filas de bolinhas brancas ao longo da folha. que sem este aparelho era impossível observar.

Este mês coube à educadora Liliana dinamizar a história da biblioteca. A Liliana contou-nos a história do “Elefante Diferente – que espantava toda a gente”. Foi muito divertido porque toda a história é constituída por palavras que rimam e no final a Liliana fez um jogo em que tivemos de encontrar palavras que rimem, que escreveu numa cartolina da cor da nossa sala.
Na nossa sala resolvemos criar no placar do elefante, o placar das palavras que rimam, e juntámos as palavras ao desenho.

Além de termos o privilégio de ter pais que gostam muito de nós e de participar ativamente na nossa vida da sala e no nosso projeto, também temos avós que gostam muito de nós e foi por isso que no dia das ideias a avó da Sofia Matias veio dinamizar uma atividade de matemática com a “Patrulha dos Amigos”.
Depois, da Sofia ter colocado o crachá de “ Dr. Convidado” a avó começou conversar um pouco sobre a matemática existente na sala e depois contou uma história em PowerPoint por ela inventada, a história da “Galinha Garnisé”, que vivia muito triste porque ninguém queria os seus ovos por serem muito pequenos.

A avó propôs ao grupo jogos de matemática com ovos da Galinha Garnisé e caixas de ovos recicladas. Formaram-se três grupos de trabalho para “Validarmos” os jogos. A avó explicou as regras de cada jogo e as crianças foram circulando à medida que iam terminando os jogos, e todos exploraram os jogos em grupos de dois.

Como os verdadeiros cientistas, em grupo conversámos sobre os jogos e a formas de os melhorarmos.
Foi uma manhã muito divertida e cheia de novas aprendizagens e agora temos jogos novos, que nos proporcionam momentos divertidos e nos ajudam a pensar.

Utilizamos muitas vezes os blocos lógicos nas nossas atividades. Desta vez utilizámos os vários tamanhos e formas com as quais a Ana Paula desenhou as formas geométricas em folhas de revista e nós realizámos uma atividade de recorte e colagem, e construímos uma paisagem.

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, da:
“PATRULHA DOS AMIGOS
