Olá a todos!
Como estão? Este ultimo mês passou a correr, talvez porque andamos sempre atarefados com trabalhos entre mãos, querem espreitar? Nós sabemos que sim, e por isso vimos aqui partilhar um bocadinho dos nossos dias…
No dia 15 de maio celebrou-se o dia da família, e por isso desafiamos os nossos papás a elaborarem um símbolo representativo da sua família. aqui ficam algumas das abordagens bastante originais.
Este mês retomámos em grande o tema do nosso projeto (“os cinco sentidos”) e tentámos abordar um bocadinho de cada um deles. Para recomeçar o sentido da audição estivemos a pintar grãos de bico, mas como ainda somos pequeninos e a nossa motricidade fina começa agora a ficar mais apurada, seria mais complicado se pintássemos com um pincel. Assim sendo, colocámos os grãos dentro de um saco plástico, escolhemos a cor colocando umas pingas lá dentro, a Daniela soprou e apertou, e cada um agitou, agitou, agitou, até colorir cada um dos grãos.
Depois foi só deixar secar, e colocar os que quisemos dentro de um frasquinho, posteriormente com a tampa bem colada para os grãos não saírem. Maracas construidas, vamos lá fazer muita musica!
Dando continuidade, elaborámos também um pequeno tambor, o qual decorámos com pedacinhos de papel autocolante, assim ficaram todos diferentes, e muito giros!
Ainda para abordar o sentido da audição, ao longo do mês formámos com as nossas pequenas maracas, os tambores e mais alguns instrumentos, uma caixinha de musica. Ouvimos flauta, pifaros, castanholas, e espanta espiritos com sonoridades diferentes.
Para abordar o sentido do tato, colocámos dentro de um saco de congelação, gel do cabelo, purpurinas, lantejolas e bolinhas, e depois brincámos e observámos também como dançam lá dentro.
Fizemos rasgagem de papel azul, que depois colámos numa folha…
…e modelamos (e alguns corajosos provaram) massa de farinha!
Para a exploração do paladar, provámos sumo de limão diluido em água para não ser tão acido, e provamos também mel… as expressões falam por si.
Também fizemos uma pintura livre, desta vez com uma escova de dentes e pinceis.
Recebemos mais uma vez a visita da biblioteca itinerante da Biblioteca Municipal de Aveiro, com uma história muito engraçada sobre os diferentes peixinhos, gostámos mesmo muito!
Para terminar, um bocadinho do que fazemos questão todos os dias, brincar muito!
Um abraço muito apertadinho e até breve!



















































