Olá a todos os nossos familiares e nossos leitores!
Vimos de novo para dar a conhecer algumas das atividades que realizámos durante este mês.
Este mês começou com muito sol e aproveitámos para andar na relva com os nossos chapéus novos que a avó do nosso Miguel Ferreira costurou para nós e que nos ficam muito bem, não acham?!
Iniciámos a temática das figuras geométricas e aprendemos o triângulo – «Eu sou o Sr. Triângulo e tenho três biquinhos e de chapéu eu sirvo para os palhacinhos».
A Márcia desenhou uns triângulos e colámos uns papelinhos de cor amarela respeitando os limites desta figura geométrica.
Na sala falamos muito da relevância que o brinquedo tem e que alguns de nós não lhe atribuímos esse valor como deveríamos, também soubemos da existência de uma “casa” que possui brinquedos muito antigos e que os meninos estimaram com muito amor. Mas, para melhor incutirmos o quão importante é um brinquedo fomos visitar em Vagos o Museu dos Brinquedos.
A visita decorreu da melhor forma possível, observámos brinquedos com muitos e muitos anos, alguns desgastos pelo tempo, outros intactos, mas a cima de tudo muito bonitos e que adorámos ver. Em sala descrevemos todos os espaços dos quais gostámos mais, mas, torna-se difícil assinala-los porque no geral gostámos de todos.
A experiencia vivenciada foi fantástica!
Continuámos com o sentido do olfato, onde através de uma história “ discutimos” as suas características e descrevemos uma imagem que a Márcia deu.
Para além das brincadeiras livres e dos jogos fizemos um trabalho de grafismos para desenvolvermos a destreza fina e a concentração.
Continuámos com a aprendizagem de outra figura – o quadrado – «Eu sou o quadrado e sou bonito demais, tenho quatro lados que são todos iguais.»
Fizemos uma atividade que constou em pintar os triângulos de amarelo e os quadrados de azul, “obrigando-os” a identificar quer as figuras geométricas quer as cores.
Depois desta atividade continuámos com a aprendizagem de mais um sentido- o gosto. A Márcia fez um jogo que consistiu em identificarmos o que comíamos…foi divertido! Mais tarde, descrevemos uma imagem com esta temática.
No que diz respeito às figuras geométricas, continuámos com o círculo. «Eu sou o círculo e sou igual à lua. Sou o mais bonito lá da minha rua.»
Nesta figura cada um de nós escolheu uma cor e pintou um círculo. Consistiu novamente na identificação da cor, respeitar os limites e nomear a figura.
Continuámos com as nossas brincadeiras, traquinices, jogos, brincadeiras na relva e fizemos mais uma atividade de sequências com diferentes cores.
No dia 24 deste mês recebemos na nossa sala alguns idosos que vieram contar-nos uma história «Amor com amor se paga». Esta história fala-nos da interajuda de uma formiga e de uma pombinha que se apoiaram em horas difíceis das suas vidas e no final tornaram-se muito amigas. As crianças inicialmente receberam os idosos com uma canção dos “Bons-dias” e despediram-se com algumas canções. Todos gostamos deste momento mandando beijinhos.
Para finalizar a temática das figuras geométricas, aprendemos o – retângulo. «Eu sou o retângulo e cresci mais de um lado, para fazer inveja ao Sr. Quadrado.»
Para melhor incutir este conceito, a Márcia desenhou retângulos e pela primeira vez aplicamos a técnica da picotagem. Bem alguns sentimos dificuldades mas no final ficamos satisfeitos pelo nosso trabalho.
Por agora terminamos “prometendo” que traremos mais novidades….beijinhos





















