OLÁ AMIGOS
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Na nossa manta da conversa resolvemos fazer a nossa primeira votação e elegermos o desenho de foguetão mais bem colorido, para podermos usar na nossa festa de Carnaval durante a nossa atuação. Com as nossas peças de enfiamento cada criança colocou a sua peça no foguetão que mais gostou e a única regra era não votar no seu próprio foguetão. Assim foi eleito por maioria um dos foguetões. Combinámos que esta será uma boa forma de resolvermos algumas das situações que nos possam surgir no futuro.
No dia 5 de Fevereiro realizámos a nossa festa de Carnaval, mas o nosso dia começou de uma forma muito especial. Com os nossos amigos do pré-escolar fomos mostrar aos nossos amigos idosos do Lar Paroquial Amélia Madaíl o que preparámos para a festa.
Enquanto esperávamos a nossa vez de atuar fomos passeando pelo exterior do Lar e foi aí que conhecemos o senhor Batista que gentilmente veio ter com os meninos e a quem pedimos para tirar uma fotografia connosco, ao que emocionado aceitou dizendo que tem quase 100 anos e este momento ficará sempre na sua memória. Foi um momento muito bonito e importante para todos.
Quando chegou a nossa vez divertimo-nos muito com os idosos que cantaram e bateram palmas ao som da nossa canção dos cientistas.
E chegou a hora da nossa festa e o nosso salão estava cheio de pais amigos e familiares.
Mostramos em palco a todos os presentes tudo o que tínhamos andado a preparar e algumas das nossas experiências de sala. Foi muito divertido.
Nesta época de Carnaval resolvemos decorar a nossa árvore temática com balões de cartolina decorados com palhaços desenhados por todas a crianças, que a tornaram divertida e colorida.
Para além de desenho e colagem temos realizado atividades de pintura.
Com os blocos lógicos construímos os nossos desenhos com as formas geométricas que contornámos e colorimos.
Depois de uma conversa de manta sobre o nosso aparelho respiratório e a importância do ar para a nossa sobrevivência partimos para mais uma experiência à qual demos o nome “O Nosso Pulmão”
Com uma garrafa de plástico, balões e uma palhinha de sumo construímos um brinquedo que nos ajuda a perceber de uma forma simples como funciona o nosso aparelho respiratório em que a palhinha é” o nosso nariz” e o balão é” o nosso pulmão”.
Fizemos o registo da nossa experiência e colocámos na nossa prateleira das experiências.
Cada criança construiu o seu pulmão para poder explicar aos seus pais lá em casa e partilhar a sua nova aprendizagem.
No dia 22 um grupo de nossos amigos, idosos do Lar Paroquial Amélia Madaíl vieram partilhar connosco os seus conhecimentos e as crianças tiveram a oportunidade de ouvir a explicação dos idosos numa troca e partilha de saberes e experiências.
Trouxeram-nos um calendário agrícola e explicaram em que meses se semeia, se planta, se monda, se sacha se colhem as culturas e se podam as árvores e as videiras.
Após uma explicação feita por todos idosos com a participação de algumas crianças, que partilharam as suas experiências em casa dos avós, dividimos a nossa sala por grupos. Enquanto grupos de três crianças coloriram desenhos agrícolas, as restantes exploraram o calendário com a Helena e com os idosos.
A nossa sala ganhou uma dinâmica intergeracional muito importante no crescimento e desenvolvimento do grupo de crianças.
Cada criança fez um desenho sobre o que aprendeu e com eles decorámos o nosso placar da sala no qual colocámos o calendário agrícola que os idosos nos ofereceram.
Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, dos






















































