Olá a todos!!
Este mês temos muitas novidades para contar… No dia 1 a Cláudia veio para a nossa sala, porque a Ana Paula partiu o pé. Dia 1 foi, também, o Dia da Criança e tivemos muitas surpresas…. Tudo começou de manhã com uma peça de teatro que as educadoras prepararam para nós, foi tão giro vê-las caracterizadas no palco! A seguir, pudemos ir saltar no trampolim que foi posto no nosso claustro especialmente para nós neste dia que é só nosso… Que divertido que foi divertido saltar sem parar!
À tarde, pudemos ser cientistas e fazer muitas experiências com as professoras da escola BrincàCiência (fizemos bolhinhas de sabão num prato, enchemos balões sem soprar, misturámos alguns líquidos sem cor e de repente ficaram coloridos, ou líquidos com cor que ficaram transparentes depois de misturados e, ainda, pudemos percorrer um circuito elétrico, tentando não tocar no fio de cobre, ora vejam:
Depois, na semana seguinte, fomos ao Zoo da Maia e pudemos ver imensos animais… Os que mais gostámos foram: o urso, a zebra (a fazer cocó), o leão e o leão marinho e o seu espetáculo. De regresso à escola, parámos no Europarque em Santa Maria da Feira para lanchar e ver os patos e os peixes que há lá no lago.
Na sala estivemos a aprender quem foram os três Santos Populares mais conhecidos e decorámos um manjerico e uma sardinha para enfeitar a nossa árvore.
Também trabalhámos o verão, enfeitando as nossas janelas a rigor para esta estação, com barcos à vela a navegar no mar, e os corredores com os papagaios de papel que todos vocês fizeram para nos trazer.
Ainda dentro da temática do verão, a Cláudia achou pertinente que aprendêssemos um bocadinho sobre a vida e obra de dois artistas famosos que fizeram obras de arte relacionadas com esta estação do ano, um na área da pintura e outro na área da música… Foram eles a Frida Kahlo e o Vivaldi.
Com a Frida Kahlo, aprendemos que, mesmo quando tudo parece correr mal, se quisermos, somos sempre capazes de fazer aquilo de que gostamos (sabiam que ela teve um acidente, ficou muito tempo no hospital com muitos ossos partidos e, mesmo assim, conseguiu pintar quadros fabulosos que ainda hoje são admirados em todo o mundo? É verdade!). Todos nós ficámos fascinados com a sua história e com o seu trabalho! Então estivemos a pintar melancias, inspirados no seu quadro “Viva la vida”.
Com o Vivaldi, estivemos a relaxar, deitados na manta, e a ouvir as músicas relativas ao verão, da sua obra mais famosa (“As Quatro Estações”) e a imaginar que éramos esquilos a viver num bosque muito quente e que passavam por algumas aventuras que a Cláudia nos ia descrevendo para nós imaginarmos.
Gostámos muito destas atividades e agora todos os dias perguntamos à Cláudia quando podemos ser artistas novamente.