Olá amiguinhos!
Vamos contar-vos as novidades deste mês de novembro, falamos de castanhas, castanheiros e ouriços e também do S. Martinho. Com terracota fizemos uma castanha que depois animamos com olhos, nariz, boca, cabelos, braços e pernas, colamo-la num crachá, esta era para usarmos no dia de S. Martinho, fomos ao exterior apanhar folhas de oliveira para fazermos os espinhos de um ouriço-cacheiro, primeiro recortamos o ouriço, depois desenhamos os olhos, nariz e boca e colamos-lhe os “espinhos”.
Entretanto chegou o dia do magusto e recebemos os “Avós” do Lar que vieram partilhar a festa connosco, cantaram canções tradicionais acompanhadas por instrumentos e nós também cantamos para eles, a nossa canção contava a Lenda de S. Martinho, de seguida lanchamos e comemos bolo e castanhas assadas, para casa também levamos um cartucho de castanhas que os idosos tinham feito.
Escrevemos a carta ao Pai Natal com os nossos desejos, esta tinha o formato de uma árvore e decoramo-la com cristais e brilhantes, iniciamos uma campanha de angariação de alimentos para as famílias mais necessitadas da Paróquia, decoramos um caixote grande com restos de cartolinas coloridas e fizemos um cartaz a apelar á boa vontade, pois ajudar custa muito pouco e faz-nos bem ao coração.
No dia 21 de novembro comemoramos o Dia Internacional dos Direitos da Criança, conversamos sobre os Direitos que são dez e falamos também dos deveres, depois desenhamo-nos a nós próprios e registamos o que de mais importante aprendemos.
Começamos a fazer as decorações de Natal para enfeitarmos a nossa sala, bolas recortadas e coladas para pendurar no teto, bolas com cola e lã para a Árvore de Natal, e mais algumas decorações que ainda vamos fazer. Também já fizemos as decorações para enfeitarmos uma árvore no jardim do Lar, estrelas com palhinhas e contas e sinos com copos de “danoninhos”. Mas do resto falaremos depois.
Já decidimos o que vamos fazer na Festa de natal, no dia 16 de dezembro, vamos começar a ensaiar, adivinha-se portanto um mês cheio de novidades, de alegria, emoção e vivências próprias da época.
Votos de um FELIZ NATAL!















