OLÁ amigos
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.
Os nossos morangueiros estão a crescer saudáveis e nós estamos a aprender a cuidar deles e enquanto a chuva não veio regámo-los muito bem.
Agora que a chuva já chegou ela rega por nós e vamos deixar os nossos morangueiros crescer, mas continuamos a ir lá vê-los de vez em quando.
Como já tínhamos falado anteriormente, decorámos saquinhos de pano para irmos pedir o Pão por Deus.
No passado dia 31 de Outubro fomos com os nossos saquinhos de pano pedir o Pão por Deus, aos nossos amigos da escolinha, à pastelaria CHARA e aos nossos amigos do Lar Amélia Madaíl.
Com a chegada das primeiras chuvas do Outono os caracóis saem para fora dos seus cantinhos e começam a subir pelos muros e pelas árvores e também é nesta altura que se apanham as uvas. Então resolvemos mudar a nossa árvore do Outono, tirámos as nossas uvas simpáticas e decorámo-la com caracóis coloridos a trepar pelos seus ramos.
Com as cores que caraterizam o Outono e com ajuda de esponjas pintámos a nossa mesa que nos serviu de suporte para dar cor às nossas folhas da árvore, cada menino coloriu a sua folha.
De seguida com esponja e cotonetes cada menino fez o seu caracol e com eles decorámos a nossa árvore que ficou colorida com os nossos caracóis a passear pelos ramos.
Apesar de ainda faltarem alguns dias para o Natal, resolvemos escrever a nossa carta ao Pai Natal para ele ter tempo de a ler com calma e pensar com carinho nos nossos pedidos e na promessa que fizemos de nos portarmos bem e sermos amigos.
Começámos por decorar o nosso envelope E com a ponta do dedo de cada um dos meninos criámos um envelope de avião, no qual colámos os selos especiais do Pai Natal. Cada menino fez um desenho e todos juntos colocámos os nossos desenhos dentro do envelope junto com a nossa carta, e no dia 7 lá fomos nós ao posto do correio, aonde a dona Sara carimbou a nossa carta e a colocou na caixa, para o carteiro a fazer chegar à Lapónia, às mãos do Pai Natal.
Este ano para celebrarmos o dia de São Martinho resolvemos tornar-nos os seus ajudantes e para isso construímos os nossos cavalos de pau e com uma folha de papel de seda vermelha a Ana Paula fez-nos uma capa. No dia 11, dia de São Martinho montámos os nossos cavalos e transformámo-nos em cavaleiros durante a manhã e ao final do dia todos vestiram a sua capa e montaram o seu cavalo.
Uns dias antes decorámos um recadinho para pedirmos aos nossos pais um punhado de castanhas e no dia 11 celebrámos com os nossos amigos da creche e da infantil e com os nossos amigos do Lar Amélia Madaíl o dia de São Martinho e cantámos canções, comemos bolo, bebemos suminho, comemos castanhas assadas, foi inesquecível.
Na nossa escolinha está a decorrer uma campanha alimentar para famílias carenciadas e na nossa sala as nossas famílias estão a mostrar que sabem partilhar. Muito obrigada
Decorámos o desenho de um anjinho para lançarmos um desafio aos nossos pais, construírem um anjinho para decorar a nossa árvore de natal, a partir de um filtro de café e de uma bola de esferovite. A nossa árvore vai ficar mais do que bonita vai ficar linda, depois mostramos-vos.
No dia 21 celebrámos o dia Internacional dos Direitos da Criança e mais uma vez lançámos um desafio aos nossos pais para transformarmos a nossa árvore, na árvore dos Direitos da Criança e ficou linda a nossa árvore, com todos os trabalhos que os pais realizaram. E também nós na nossa sala conversámos um bocadinho sobre os nossos direitos e os direitos de todos os meninos e apesar de pequeninos já surgiram respostas surpreendentes.
Mas também nós quisemos dar um recado a todas as pessoas crescidas.
O Natal está a chegar e na nossa sala começámos a preparar o cantinho do Natal para vivermos esta quadra tão mágica, que devia trazer felicidade a todos os meninos do mundo. Começámos por fazer a nossa parede com tijolos mágicos, que foram aparecendo no papel branco sem nós os desenharmos. Cada menino fez um pouquinho da parede e foi uma experiência muito divertida.
Decorámos um desenho de uma meia para pedirmos aos nossos pais uma meia das nossas, para pendurarmos na nossa lareira.
Todos trouxeram a sua meia e cada menino pendurou a meia na chaminé e o nosso cantinho começa a ganhar a magia do Natal.
0s nossos amigos do Lar Amélia Madaíl ofereceram-nos uma batata-doce, e com ela realizámos uma experiência, que nos vai permitir observar e aprender sobre a germinação.
A Ana Paula trouxe uma batata-doce para cada menino e assim todos vão cuidar da sua e mais tarde levá-la para a sua casa para plantar.
A Biblioteca itinerante veio à nossa escolinha e pela primeira vez conhecemos uma carrinha biblioteca e a senhora responsável pelos livros a bibliotecária, que nos ajudou a escolher as histórias para pormos no nosso carrinho dos livros. Foi muito divertido.
Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, da:
“PATRULHA DOS AMIGOS”





























































