Março

 

OLÁ AMIGOS

Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.

Uma menina da nossa sala a Patrícia trouxe para os meninos conhecerem um ninho de carriça e com muito orgulho mostrou o ninho e o trabalho que fez com os seus pais sobre este passarinho contribuindo para novas aprendizagens dos seus amigos.

2       3

 

 

Ficámos a saber que a carriça cujo nome científico significa “habitante de cavernas” e refere-se ao seu hábito de entrar em cavidades e fendas para pernoitar ou para caçar artrópodes. Alimenta-se também de larvas, aranhas e bagas. Comum em toda a Europa, estendendo-se na Ásia desde o norte do Irão e Afeganistão até ao Japão e América do Norte. É migratória apenas nas áreas mais a norte da sua distribuição.

A época de reprodução inicia-se em Abril e o seu ninho é uma estrutura arredondada, construído com pequenos ramos, musgo, erva e raízes, e depois forrado com penas. Estão geralmente situados entre as raízes de uma árvore ou num tronco oco. O macho pode também construir “ninhos-postiços”, que são utilizados apenas para distrair potenciais predadores. A fêmea põe 4 a 16 (normalmente 5 a 6) ovos que incuba por 14 a 16 dias. Os jovens são alimentados só pela fêmea e voam aos 16 a 17 dias de idade.

Carrica_2

Este ano resolvemos construir para os nossos pais um jogo de damas, que é um jogo que já todos sabemos jogar na nossa sala.

4-A

 

Quisemos partilhar os nossos conhecimentos e desafia-los para este jogo que nos desenvolve competências como a concentração e o raciocínio matemático e nos pode proporcionar excelentes momentos com o nosso pai.

Pintámos numa tela os quadrados do tabuleiro com a ajuda da Ana Paula e com caixas de fósforos, tampinhas de frascos, cartão e rolhas de cortiça construímos o nosso jogo.

 

5      6

Numa folha de papel cada criança desenhou o que mais gosta de fazer com o seu pai e para decorar o saco cada criança desenhou-se com o seu pai e na capa colámos uma fotografia como que a convidar a jogar. E foi assim que a nossa prenda ficou.

 

7   8

9    10

Em conversa de manta resolvemos lançar um desafio aos nossos pais – realizarem um trabalho cujo tema é: ”Ser pai é”- para a decoração da nossa árvore do dia do pai.

Como sempre a maioria dos pais empenharam-se e a nossa árvore encheu-se de significado e de valores importantes no crescimento de qualquer criança.

11

Em grande grupo conversámos sobre o que é ser pai e também as crianças passaram uma grande mensagem aos seus pais que os fizeram refletir sobre a sua importância para os seus filhos.

12

Com a Páscoa a aproximar-se e como todos os anos fizemos uma prendinha para partilharmos as amêndoas com a nossa família. Seguindo o tema do coelhinho da Páscoa utilizámos alguns materiais recicláveis como garrafinhas de plástico e pacotes de leite construímos o jardim do coelhinho.

Começámos por aprender a fazer pompons com lã branca.

13   14

De seguida enchemos as garrafinhas de plástico com pasta de enchimento e pintámos os pacotes de leite (depois de os forrarmos com uma folha de papel branco) de verde com esponjas e por fim colámos as cancelas e as relvas.

Para os chapéus utilizámos as forminhas de papel coloridas e dentro das cenouras colocámos um saquinho de amêndoas. Digam lá se não ficaram bonitos?

16    17

18   19

 

 

Todos os meses a biblioteca municipal de Aveiro se desloca à nossa escolinha umas vezes para contar uma história, outras para recolher os livros que deixou e permitir a escolha de outros dentro da sua biblioteca itinerante. Este mês calhou ao nosso grupo fazer a entrega dos livros e escolher livros novos. Em grupos de 6 crianças de cada vez todos tiveram a oportunidade de pela primeira vez escolherem um livro numa biblioteca tão especial e colocar no nosso carrinho das histórias.

Agora todos os dias as histórias que contamos na sala são as que escolhemos e pela sua vez cada criança vai buscar a sua.

 

21   22

23  24

Com a ajuda da mãe da Margarida fomos aprender a fazer ovos-moles, um doce tão tradicional da nossa região. A tia da Margarida que é doceira de profissão mostrou-nos como se confeciona este doce convencional tão bom.

 

25   26

27  28

29

Cada criança ajudou a confecionar ovos-moles e aprendeu todos os passos importantes desde o enchimento das formas até ao corte dos ovos-moles.

 

 

31  32

33  34

35  36

37  38

39  40

41   42

 

No final todos saboreamos os nossos ovos-moles.

43  44

 

Quando regressávamos ao autocarro ao passar pela ponte de Carcavelos vimos um moliceiro no canal da ria foi muito bonito.

45

 

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.

Um beijinho muito grande, dos:

mmmmm