Olá amigos que nos “espreitam” para ler as nossas novidades do mês.
Este mês iniciámos com a fantasia, a alegria e a euforia com a nossa festa de carnaval. Foi muito dinâmica e alegre, nós fomos fantasiados de jardineiros e de floristas! De manha fomos até ao lar visitar os nossos amigos idosos, cantamos e dançamos lá! De tarde foi então, a festa no nosso salão. Adorámos!
Na nossa sala quentinha brincamos muito, sim porque através das brincadeiras aprendemos e desenvolvemo-nos a todos os níveis…Infelizmente, para muitas crianças os dias começam desde muito cedo.
A Márcia notou que alguns dos nossos amiguinhos acordam muito cedo e vêm para a escolinha sem o pequeno-almoço, daí que tínhamos a preocupação de questionar todos do que comeram de manhã, temos falado da importância do pequeno-almoço, do que devemos de ingerir, do que não se deve comer, como doces.
Para além das brincadeiras, as atividades orientadas foram feitas com dinamização e entusiasmo.
A partir da história “Uma semana na quinta” relembrámos quais os animais domésticos, do que se alimenta
m e como nascem os seus filhotes. Com o apoio da Márcia concretizámos uma sequência de imagens com o objetivo de recontar a história do nascimento do pintainho. E, fizemos um jogo desta temática.
O tempo este mês foi de muita chuva, frio e de muito vento e não esquecemos de marcar o estado do tempo no nosso quadro e falámos das roupas que deveríamos vestir, das atividades que poderíamos concretizar…surgiu a ideia de descobrirmos como é que os barcos navegavam?! As respostas foram diversas mas para termos a certeza pusemos mãos à obra, a Márcia trouxe para a sala uma bacia com água, umas palhinhas e dois barcos feitos de papel e um de plástico.
Depois de algumas experiencias concluímos que ao soprar com ou sem palhinha os barquinhos navegam e os barcos à vela necessitam do vento.
Uma outra atividade foi a exploração do corpo humano, fizemos jogos (associações) que abordavam esta temática.
Numa folha branca encontrámos um círculo e a Márcia “pediu” para que desenhássemos as nossas carinhas, depois fizemos uma reflexão e cada um de nós descreveu o que desenhou.
Neste mês iniciámos também a descoberta do sentido da – visão, falámos da importância dos nossos olhinhos, a nossa educadora tapou-nos os olhitos para experienciarmos essa dificuldade.
Durante este mês dois amiguinhos festejaram o aniversário, o José e o Bernardo.
Andamos já a preparar as prendinhas do “Dia do Pai”…mas ainda é segredo…terão que esperar pelo próximo mês. Até breve…beijinhos.






















