Sala 1 ano B- novidades de janeiro

Olá papás!
Esperamos que tenham tido um ótimo início de ano e que estejam cheios de vontade de ver as novidades que temos para vos mostrar…
Iniciámos este mês com a realização das coroas de reis para ouvirmos os meninos do pré-escolar a cantar as janeiras na nossa sala. Para isso, a Cláudia e a Leonor recortaram cartolinas brancas com o formato de uma coroa e nós usámos carimbos para as pintarmos e colámos estrelas e corações ao nosso gosto. Pudemos usar a nossa criatividade ao máximo e as coroas ficaram todas diferentes e todas bem giras, de acordo com aquilo que somos capazes de fazer com a nossa idade.
Neste dia, tivemos, ainda, oportunidade de explorar instrumentos musicais, envergando as nossas coroas para nos sentirmos uns verdadeiros reis da música!

Depois, falámos sobre o Inverno, sobre as roupas que devemos vestir nesta altura do ano e que, por vezes, alguns de nós fazem birra porque não as querem… Aprendemos uma canção relacionada e fizemos um trabalho de expressão plástica, onde cada um de nós colou papelinhos de vários tons de azul numa cartolina e, de seguida, pintou uma imagem de uma dessas peças de roupa à escolha para colar no mesmo trabalho.

Fomos pela primeira vez à biblioteca da nossa escola ouvir uma história contada pela educadora Liliana da sala azul e portámo-nos muito bem, estamos a ficar muito crescidos e estivemos com atenção do início ao fim! Como prémio, pudemos mexer no fantoche da história e a Liliana fez bolinhas de sabão para nós.

Tivemos, também, oportunidade de explorar lenços coloridos ao som da música clássica de Rimsky-Korsakov, intitulada “O voo da mosca”… Foi uma animação abanarmos os lenços ao ritmo da música, como se estivéssemos a afastar uma mosca de ao pé de nós.

Por fim, explorámos massa de farinha… Uns de nós adoraram mexer, outros mexeram desconfiados e outros, ainda, recusaram-se a tocar numa coisa com uma consistência desconhecida. Mas não faz mal, estamos a crescer e a aprender aos poucos a ganhar confiança em nós mesmos e nas nossas capacidades. Daqui a uns tempos, de certeza que já não haverá meninos com medo de mexer na massa de farinha.

Por agora é tudo, esperamos que tenham gostado deste nosso resumo do mês de janeiro!
Até à próxima!