Novidades de novembro- Sala Laranja

OLÁ amigos

Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades.

No passado dia 26 fomos conhecer o Teatro da Vista Alegre. Foi muito divertido conhecermos um teatro por dentro e podermos ir até onde a nossa imaginação nos levar. A nossa amiga Vanessa contou-nos a história de um rei que achava que sabia tudo e dizia “Eu sou o rei, eu é que sei”. Era um rei muito pequenino e gordinho, mas usava uma coroa muito grande porque se achava muito importante, mas no final ficou com uma coroa pequenina porque afinal não sabia tudo. Pelos diferentes espaços fizemos algumas atividades, até que fomos conhecer os camarins e foi daí que a Vanessa nos levou ao palco e nos tornámos atores e representámos esta história do rei.

 

1 2 3

4 5 6 7 8 9 10 11

No final cada criança trouxe uma coroa e na nossa sala cada um decorou a sua e ao fim do dia cada um foi com a sua coroa na cabeça. Foi um dia divertido.

 

12 13 14 15 16

A carrinha da Biblioteca ambulante voltou à nossa escolinha e desta vez fomos nós a escolher as histórias para os nossos amigos. Agora que já sabemos como funciona escolhemos os livros e damos à bibliotecária para registar e depois colocarmos no nosso carrinho dos livros.

 

17 18 19

No dia 30 celebrámos uma tradição muito antiga que muitas pessoas ainda desconhecem e que nos dá muito prazer que é pedir o Pão Por Deus. Como manda a tradição decorámos as nossas saquinhas de pano com retalhos, fitinhas e botões e fomos cantar aos nossos amigos. Fomos à creche, fomos à pastelaria Chara e aos correios, e com os nossos amigos da infantil fomos ao Lar Amélia Madaíl cantar aos nossos amigos velhinhos.

Nos correios estava uma senhora que não conhecia a tradição e gostou tanto de nos ouvir que foi comprar um miminho para colocar nos saquinhos.

Ao final do dia cada um levou a sua saquinha cheia de bolinhos e muito carinho.

20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

No dia em que pedimos o Pão Por Deus combinámos com a senhora doa correios a dona Sara, que lá voltávamos com a nossa carta para o Pai Natal. E assim foi, na nossa sala em conjunto escrevemos a carta e cada um desenhou o Pai Natal para a acompanhar e no dia 3 lá fomos nós mandar a nossa tão importante carta. A dona Sara carimbou a carta e explicou como é que as cartas chegam ao seu destino. É bom temos amigos dentro e fora da escolinha para partilharem connosco estes momentos tão importantes nas nossas vidas.

 

32 33 34 35 36 37 38

Na sala cada um pintou o Pai Natal para decorarmos o nosso placar e assim começarmos a viver esta quadra tão mágica que é o Natal.

39 40 40A

 

Para celebrarmos o São Martinho começámos por decorar uns cartuchos para as nossas castanhas assadas e decorámos um recadinho para os nossos pais, que ficaram muito bonitos. No dia 11 de manhã os nossos amigos do Lar Amélia Madaíl representaram para nós a lenda e o senhor José, que o representou, explicou aos meninos quem foi São Martinho. No final cada grupo cantou uma canção, foi uma manhã muito divertida. Na nossa escolinha todos juntos fizemos um magusto e no final do dia levámos os nossos cartuchos cheios de castanhas assadas para partilharmos com as nossas famílias.

41 42 43 44 45 46 47 48 49

Apesar, da chuva teimar em não cair, com o Outono alguns dias começam a ficar frios e na nossa sala resolvemos fazer uma atividade de pintura e recorte sobre as roupas para o frio e com elas vestimos o desenho que cada criança fez.

 

50 51 52 53 53A

No dia das ideias realizámos mais uma experiência relacionada com a flutuação com alguns objetos da nossa sala. No final registámos as nossas conclusões no nosso quadro das ideias. Nesta experiência também utilizámos o gelo e aprendemos que após segurarmos o gelo as nossas mãos passado um bocadinho estão quentinhas e experimentámos aquecer as nossas mãos com o nosso ar que é quentinho.

Com as nossas experiências fazemos novas aprendizagens que nos ajudam no nosso crescimento.

54 55 56 57 58 59 60

Na nossa escolinha fizemos um mercadinho do Outono e nós confecionámos broinhas de abóbora e batata-doce. Foi muito divertido tender as broinhas que ficaram deliciosas e muito redondinhas.

 

61 62 63 64 65 66

As broinhas ficaram deliciosas e são muito fáceis de fazer, aqui deixamos a receita para fazerem no Natal que já está perto e vão ver que todos vão gostar.

 

“BROINHAS DE BATATA-DOCE E ABÓBORA”

 

1Kg Batata-doce cozida com abóbora (proporção a gosto)

500 g de açúcar

1 Kg de farinha com fermento

4 Ovos inteiros;

2 Colheres de sopa de manteiga amolecida;

1 Colher de sopa de fermento em pó

Frutos secos a gosto

Raspa de limão e canela

Juntam-se os ingredientes pela seguinte ordem:

Açúcar com manteiga, ovos, farinha com o fermento, finalmente batata-doce, abóbora, raspa de limão e a canela e os frutos cristalizados e as nozes.

Unta-se o tabuleiro com manteiga, tende-se a massa numa tigela para formar as broinhas e leva-se ao forno a 220 graus durante mais ou menos 15 a 20 minutos conforme o forno.

 

No dia 20 refletimos sobre os direitos das crianças e em conjunto realizámos um mural para decorar a nossa árvore temática.

 

67 68 69

Os nossos amigos do Lar Amélia Madaíl convidaram-nos a participar na decoração do seu teto com guarda chuvas decorados por nós e pelos nossos amigos da infantil. Passámos uma manhã muito divertida e os guarda-chuvas ficaram muito bonitos e o espaço mais alegre.

 

70 71 72 73 74 75

Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.

Um beijinho muito grande, da:       “PATRULHA DOS AMIGOS